ALMS: Jaime Melo vence em Elkhart Lake e volta à liderança da classe GT2

Piloto brasileiro leva Ferrari da Risi Competizione à quinta vitória em oito etapas e diz que meta é manter ritmo na reta final da temporada.

 


Numa das etapas mais atípicas da temporada, Jaime Melo Júnior obteve neste sábado (11) sua quinta vitória na temporada da American Le Mans Series. O piloto brasileiro e seu parceiro finlandês Mika Salo conduziram ao primeiro lugar da classe GT2 a Ferrari 430 GT da Risi Competizione na oitava etapa. A corrida na pista de Road America, em Elkhart Lake, no estado do Wisconsin, desafiou os pilotos com condições climáticas distintas.


A instabilidade forçou as equipes a mudanças na estratégia. Salo largou para pilotar o carro na primeira das quatro horas da corrida. Logo depois que Melo assumiu o comando do carro, uma tempestade repentina levou à intervenção do safety car. Os pilotos percorreram a pista durante quase uma hora em ritmo lento atrás do carro de serviço. À relargada, o brasileiro continuou na pista, à espera da definição de uma estratégia da Ferrari.


O último pit stop para reabastecimento do carro aconteceu a 68 minutos do final da corrida. “A equipe decidiu não fazer a troca de pilotos, porque a parada ficaria mais demorada e perderíamos a liderança”, explicou Melo. “A equipe da Porsche estava adotando uma estratégia parecida com esta. Então, nossa chance de vencer era essa. No fim, acabei ficando na pista por três horas. Felizmente, a estratégia deu certo, estávamos precisando vencer”.
A diferença entre Melo e a Porsche de Ralf Kelleners, segundo colocado na classe GT2, foi de 1s156 à bandeirada final. “Foi um fim de corrida complicado, eu tinha que manter a liderança e, ao mesmo tempo, economizar combustível para não ter que fazer outra parada. Quando estacionei no box depois da corrida, acho que não o tanque de combustível não tinha nem um litro. Mesmo assim, eu nunca deixei de acreditar que conseguiria”, relatou.


Melo Júnior e Salo, que terminaram a prova em 15º na classificação geral, haviam vencido as quatro primeiras corridas do ano, em Sebring, St. Petersburg, Long Beach e Houston. Depois, abandonaram com problemas mecânicos em Salt Lake City e enfrentaram acidentes nas etapas de Lakeville e Mid-Ohio, nas quais obtiveram um nono e um segundo lugar, respectivamente. “Voltamos a vencer, vai ser importante conseguir manter esse ritmo”, alertou o brasileiro.


O resultado de Elkhart Lake devolveu a liderança da American Le Mans Series a Melo Júnior e Salo. A dupla da Risi Competizione foi a 124 pontos, quatro à frente da dupla da Flying Lizard, formada pelo alemão Jörg Bergmeister e pelo norte-americano Johannes van Overbeek, que terminaram a prova em quinto lugar com um Porsche 911 GT3 RSR. A nona etapa, no dia 26 de agosto, confrontará os pilotos no circuito canadense de Mosport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *