ALMS: Melo Júnior volta à pista nesta sexta em Portland

Brasileiro admite que não espera vantagem como a de Salt Lake City, onde dominou os treinos e conquistou a primeira vitória na categoria.


Motivado pela vitória que conquistou no último sábado (15) em Salt Lake City, Jaime Melo Júnior volta à pista nesta sexta-feira (21) em Portland, onde a temporada 2006 da American Le Mans Series terá na noite deste sábado (22) sua sexta etapa. O brasileiro da Risi Competizione, que participa do campeonato como parceiro do finlandês Mika Salo, vai buscar no circuito misto do estado do Oregon um resultado que o faça ganhar posições na pontuação.

A vitória de Melo e Salo em Salt Lake City os fez subir para quinto e nono, respectivamente, na classificação do campeonato na categoria GT2 – o finlandês participou de uma corrida a menos que o brasileiro, que vislumbra a conquista de “mais uma ou duas posições” a partir do resultado em Portland. “Acho que existe a chance de sair daqui como terceiro no campeonato, mas estamos pensando, por enquanto, só no resultado da corrida”, ele argumenta.

O único representante brasileiro na American Le Mans Series admite não esperar, na etapa de Portland, o mesmo domínio que e sua equipe impôs a treinos e corrida em Salt Lake. “Aqui, há duas retas muito longas, e isso deve favorecer os carros da Porsche. Não é que vamos andar atrás deles, temos toda a condição de ter um carro competitivo aqui, mas não deveremos ser tão superiores”, prevê o piloto, que compete com uma Ferrari 430 GT Berlinetta.

O desgaste de pneus decorrente das características da pista representa uma das preocupações do piloto brasileiro para a corrida. “A pista é bem curta e tem muitas ondulações, isso agride muito os pneus. Nós temos que encontrar um acerto que nos permita ser rápidos sem acabar com os pneus”, comenta Melo, que jamais participou de uma corrida em Portland. “O tráfego intenso vai ser outro ponto interessante da corrida”, aponta.

A liderança da classe GT2 é do norte-americano Johannes van Overbeek. Tem 87 pontos, 14 a mais que o alemão Wolf Henzler, seu parceiro na pilotagem do Porsche com quem divide a pilotagem do Porsche 911 GT3 RSR da Flying Lizard. O canadense Scott Maxwell e o inglês David Brabham, que competem com o Panoz Esperante da Multimatic, estão em terceiro, com 62. Jorg Bergmeister, alemão que pilota um Porsche, é o quarto, com 60. Melo Júnior tem 58.

Na classe GT1, os líderes são o britânico Oliver Gavin e o monegasco Olivier Beretta, da Corvette Racing. Eles competem com um Corvette C6-R. Pela LM P2, a primeira colocação é do norte-americano Clint Field e da inglesa Liz Halliday. Eles e o também americano Jon Field formam o trio da equipe Intersport, com um Lola B05/40. A classe LM P1 é liderada pelo italiano Rinaldo Capello e o escocês Allan McNish, com o Audi R10 da Audi Sport North America.

A programação da ALMS em Portland terá início nesta sexta com duas sessões de treinos livres, às 14h e às 18h25. O treino classificatório das classes LM P1 e LM P2 vai começar às 19h35. Para as classes GT1 e GT2, a tomada de tempos será aberta às 20h55. A corrida de sábado terá largada às 22h, para duas horas e 45 minutos de disputas. Todos esses horários são referentes a Brasília, situada quatro horas à frente de Portland na faixa de fusos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *