ALMS: Trio da Highcroft Racing vence em Laguna Seca

O trio David Brabham/ Simon Pagenaud/ Marino Franchitti (Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda) venceu no sábado (22/05) no circuito de Laguna Seca, em Monterey, no Estado da Califórnia, nos EUA, a 3ª etapa da temporada.

Depois de ser punido, perdendo o segundo lugar do grid, devido aos comissários julgarem que a milhagem mínima por piloto no treino de sexta-feira não foi alcançada, o trio alinhou na última posição para a prova de seis horas de duração.

Com uma impressionante recuperação, iniciada elo francês Pagenaud, o trio venceu com sete voltas de vantagem sobre o trio Memo Gidley/ Klaus Graf/ Sascha Maassen (Team CytoSport/ Porsche RS Spyder). O trio Scott Tucker/ Christophe Bouchut/ Mike Wilkins Level 5 Motorsports Oreca FLM09, terminou em 3º, vencendo na Classe LMPC.

O trio Guy Smith/ Chris Dyson/ Andy Meyrick (Dyson Racing Team/ Lola B09/86 Mazda), que largou na pole-position, liderava a prova, na última hora de disputa, quando abandonou. Na metade da prova o inglês Meyrick havia assumido a liderança durante um pit stop, quando rodou na relargada, depois de um Safety-Car, acertando o belga Johnny Mowlem (PR1/ Mathiasen Motorsports/ Oreca FLM09). O Lola foi para os boxes, para reparos, perdendo uma volta. Com a ajuda de outros Safety-Car, e a estratégia de paradas, o trio recuperou a volta.

Na última hora Smith ultrapassou Franchitti, reassumindo a liderança. Contudo faltando 24 minutos para o final, o carro da Dyson Racing Team parou do lado de fora da pista, com uma falha no filtro de óleo, deixando o HPD ARX-01c Honda tranquilo para cruzar a linha de chegada.

Pela Classe GT vitória da dupla Jorg Bergmeister/ Patrick Long (Flying Lizard Motorsports/ Porsche 911 GT3 RSR). O brasileiro Jaime Melo (Risi Competizione Ferrari 430 GT), em dupla como Gianmaria Bruni, terminou em 4º na Classe GT, depois do carro levar dois toques durante a prova.

“O nosso esforço para levar o carro até o final foi grande, depois também tivemos um problema com a parte dianteira, estava muito difícil manter o carro na pista sem ter apoio aerodinâmico”, narra Jaime Melo. “Não havia condição para atacar. Caímos para sétimo, terminar em quarto foi um ótimo negócio”, define.

A próxima etapa acontece no dia 11 de julho, no Miller Motorsports Park, em Tooele, no Estado de Utah, nos EUA.

Final:

1. P D.Brabham, S.Pagenaud, M.Franchitti Patron Highcroft Racing HPD ARX-01c Honda 237 voltas 6:00:09.654     
2. P M.Gidley, K.Graf, S.Maassen Team CytoSport Porsche RS Spyder a 7 voltass
3. PC S.Tucker, C.Bouchut, M.Wilkins Level 5 Motorsports Oreca FLM09 a 8 voltas
4. PC T.Sutherland, T.Weickardt, K.Marcelli Genoa Racing Oreca FLM09 a 8 Laps
5. GT J.Bergmeister, P.Long Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 10 voltas
6. GT J.Hand, D.Mueller BMW Rahal Letterman Racing     BMW E92 M3 a 10 voltas
7. GT O.Beretta, O.Gavin Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 10 voltas
8. GT J.Melo, G.Bruni Risi Competizione Ferrari 430 GT a 12 voltas
9. GT S.Sharp, J.van Overbeek Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 12 voltas
10. GT J.Magnussen, J.O’Connell Corvette Racing Chevrolet Corvette ZR1 a 13 voltas
11. GT B.Sellers, W.Henzler Team Falken Tire Porsche 911 GT3 RSR a 13 voltas
12. PC G.Jeannette, C.Zugel, E.Julian Green Earth Team Gunner Oreca FLM09 a 15 voltas
13. GT B.Auberlen, T.Milner  BMW Rahal Letterman Racing BMW E92 M3 a 15 voltas
14. PC M.Pagerey, B.Wong, D.Ducote Intersport Racing  Oreca FLM09 a 15 voltas
15. P C.Dyson, G.Smith, A.Meyrick Dyson Racing Team  Lola B09/86 Mazda a 17 voltas
16. GT T.Krohn, N.Jonsson  Risi Competizione  Ferrari 430 GT a 17 voltas
17. GTC   T.Pappas, J.Bleekemolen, S.Bleekemolen Black Swan Racing Porsche 911 GT3 Cup a 18 voltas
18. GTC   H.Richard, R.Villeneuve, A.Lally TRG Porsche 911 GT3 Cup a 19 voltas
19. GTC   J.Gonzalez, B.Leitzinger, R.Junco Jr.  Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 20 voltas
20. GTC   R.Gonzalez, L.Diaz, R.Junco Jr. Car Amigo – AJR Porsche 911 GT3 Cup a 20 voltas
21. GTC   B.Miller, J.McMullen, L.Hines Orbit Racing Porsche 911 GT3 Cup a 21 voltas
22. GTC   S.Lewis, L.Aschenbach Velox Motorsports Porsche 911 GT3 Cup a 21 voltas
23. GT     D.Robertson, A.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Design Ford GT a 22 voltas
24. GT     D.Law, S.Neiman, T.Bernhard Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 24 voltas
25. GTC   B.Sweedler, R.Kapudija, J-D.Lueders Alex Job Racing Porsche 911 GT3 Cup a 25 voltas
26. GTC   R.Rodriguez, G.Bieker, Wilson WERKS II Racing Porsche 911 GT3 Cup a 25 voltas
27. GTC   L.Beggs, D.Baron 911 Design Porsche 911 GT3 Cup a 26 voltas
28. GT     E.Brown, G.Cosmo Extreme Speed Motorsports Ferrari 430 GT a 43 voltas
29. GT     P.Gentilozzi, R.Dalziel, M.Goossens JaguarRSR Jaguar XKRS a 46 voltas
30. P         B.Willman, T.Burgess, P.Ehret Autocon Motorsports Lola B06/10-AER a 67 voltas
31. P         P.Drayson, J.Cocker, E.Pirro Drayson Racing Lola B09/60 Judd a 129 voltas
32. PC     J.Mowlem, T.Papadopoulos, R.Lewis  PR1/ Mathiasen Motorsports Oreca FLM09 a 130 voltas
33. GTC   B.Curtis, J.Sofronas, T.Borcheller GMG Racing Porsche 911 GT3 Cup a 154 voltas
34. P       J.Field, A.Field, N.Konstant  Intersport Racing Lola B06/10 AER a 199 voltas
35. PC    S.Tucker, A.Wallace, B.Frisselle Level 5 Motorsports Oreca FLM09 a 229 voltas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *