Arrancada: Autódromo de Curitiba recebe o maior evento de arrancada da América Latina

15º Festival Força Livre reúne os melhores pilotos do PaÁ­s. Os dragsters fazem o percurso de 402 metros em menos de seis segundos e atingem velocidade superior a 400 km/h.

De 11 a 14 de dezembro, o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, recebe o 15º Festival Força Livre de Arrancada. O evento é considerado o maior do segmento da América Latina. Pilotos de todas as regiões do PaÁ­s participam da competição. O objetivo deles é percorrer 402 metros de uma reta de concreto, no menor tempo possÁ­vel. Os dragsters percorrem o trajeto em menos de seis segundos e atingem uma velocidade final superior a 400 km/h.

Cerca de 40 mil pessoas devem lotar as arquibancadas do Autódromo de Curitiba. Excursões de todos os cantos do paÁ­s já confirmaram presença. “O evento encerra o calendário da arrancada no PaÁ­s. Os pilotos se preparam o ano inteiro para “voar” no Festival. Eles aceleram no limite para quebrar recordes de tempo e velocidade e garantir um show para o público do Brasil inteiro que prestigia a competição”, diz Eduardo Pereira, diretor da Força Livre Motorsport, empresa que organiza o Festival.

Os bólidos são divididos em 24 categorias de acordo com o regulamento (desde carros comuns, sem nenhuma alteração, até os dragsters, que são construÁ­dos especialmente para o esporte). Durante o 15º Festival Força Livre de Arrancada, todos os pilotos vão treinar na quinta e sexta-feira e realizar cinco largadas oficiais no sábado e domingo. Outra atração do Festival será o show de manobras radicais.

Na reta de 402 metros

Antes de alinharem no inÁ­cio da reta de 402 metros de extensão do Autódromo Internacional de Curitiba, os competidores, divididos em 24 categorias – de acordo com o regulamento -, entrarão de dois em dois na pista para fazerem o burnout, que é o aquecimento dos pneus.

No pré-stage, o “pinheirinho” (espécie de farol, com várias luzes, que sinalizam aos competidores os ‘estágios’ pré-largada e partida em si) acende duas luzes amarelas de cada lado mostrando que os pilotos estão alinhados. “A partir deste momento é acionado o start pela cronometragem. São três luzes que descem no “pinheirinho”, em um intervalo de 300 milésimos de segundos, até que a luz verde acenda, começando a arrancada”, explica o coordenador de cronometragem da Força Livre Motorsport, Agno Oliveira.

Na arrancada, vale também o tempo de reação do piloto – tempo que ele leva para olhar para o semáforo e começar a acelerar. A reta marca cinco parciais de tempo: 60 pés (cerca de 18 metros), 100 metros, 201 metros, 300 metros e 402 metros. “Sensores de velocidade, do tipo fotocélula, são colocados na pista e eles registram o tempo na passagem do carro”, diz Agno Oliveira. Vence a competição o piloto que conseguir o menor tempo de reação, somado ao menor tempo registrado para percorrer os 402 metros de pista. “Vale ressaltar que os pilotos lutam contra o tempo. Não adianta apenas vencer o outro carro que larga junto, é necessário fazer o menor tempo de toda categoria”, explica o diretor Adalberto Monteiro, da Força Livre Motorsport.

Fora da reta

Além dos pegas emocionantes dos bólidos, a 15ª edição do Festival Força Livre conta com outras atrações para o público que prestigiar o evento. Uma delas é o Autorama Drag Racing, uma pista exclusiva para provas de arrancada com 11 metros de comprimento, que reproduz com perfeição uma prova de arrancada. “Tem área de burnout, fotocélulas, pinheirinho e monitores de vÁ­deo que exibem os tempos”, explica Rafael Casagrande, da Winner Marketing Esportivo. Outras atrações são a Exposição Hot Wheels, o Festival Bar, a presença de bandas, a Tenda Jovem Pan com performance de DJ´S, encontro de clubes, a Galeria Nitro Alley, com mais de 20 lojas expondo seus produtos, uma praça de alimentação, brinquedos infantis, um dinamÁ´metro e o Força Livre Gril´s Team.