15º Festival Força Livre reúne os melhores pilotos do PaÁs. Os dragsters fazem o percurso de 402 metros em menos de seis segundos e atingem velocidade superior a 400 km/h.
De 11 a 14 de dezembro, o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, recebe o 15º Festival Força Livre de Arrancada. O evento é considerado o maior do segmento da América Latina. Pilotos de todas as regiões do PaÁs participam da competição. O objetivo deles é percorrer 402 metros de uma reta de concreto, no menor tempo possÁvel. Os dragsters percorrem o trajeto em menos de seis segundos e atingem uma velocidade final superior a 400 km/h.
Cerca de 40 mil pessoas devem lotar as arquibancadas do Autódromo de Curitiba. Excursões de todos os cantos do paÁs já confirmaram presença. “O evento encerra o calendário da arrancada no PaÁs. Os pilotos se preparam o ano inteiro para “voar†no Festival. Eles aceleram no limite para quebrar recordes de tempo e velocidade e garantir um show para o público do Brasil inteiro que prestigia a competiçãoâ€, diz Eduardo Pereira, diretor da Força Livre Motorsport, empresa que organiza o Festival.
Os bólidos são divididos em 24 categorias de acordo com o regulamento (desde carros comuns, sem nenhuma alteração, até os dragsters, que são construÁdos especialmente para o esporte). Durante o 15º Festival Força Livre de Arrancada, todos os pilotos vão treinar na quinta e sexta-feira e realizar cinco largadas oficiais no sábado e domingo. Outra atração do Festival será o show de manobras radicais.
Na reta de 402 metros
Antes de alinharem no inÁcio da reta de 402 metros de extensão do Autódromo Internacional de Curitiba, os competidores, divididos em 24 categorias – de acordo com o regulamento -, entrarão de dois em dois na pista para fazerem o burnout, que é o aquecimento dos pneus.
No pré-stage, o “pinheirinho†(espécie de farol, com várias luzes, que sinalizam aos competidores os ‘estágios’ pré-largada e partida em si) acende duas luzes amarelas de cada lado mostrando que os pilotos estão alinhados. “A partir deste momento é acionado o start pela cronometragem. São três luzes que descem no “pinheirinhoâ€, em um intervalo de 300 milésimos de segundos, até que a luz verde acenda, começando a arrancadaâ€, explica o coordenador de cronometragem da Força Livre Motorsport, Agno Oliveira.
Na arrancada, vale também o tempo de reação do piloto – tempo que ele leva para olhar para o semáforo e começar a acelerar. A reta marca cinco parciais de tempo: 60 pés (cerca de 18 metros), 100 metros, 201 metros, 300 metros e 402 metros. “Sensores de velocidade, do tipo fotocélula, são colocados na pista e eles registram o tempo na passagem do carroâ€, diz Agno Oliveira. Vence a competição o piloto que conseguir o menor tempo de reação, somado ao menor tempo registrado para percorrer os 402 metros de pista. “Vale ressaltar que os pilotos lutam contra o tempo. Não adianta apenas vencer o outro carro que larga junto, é necessário fazer o menor tempo de toda categoriaâ€, explica o diretor Adalberto Monteiro, da Força Livre Motorsport.
Fora da reta
Além dos pegas emocionantes dos bólidos, a 15ª edição do Festival Força Livre conta com outras atrações para o público que prestigiar o evento. Uma delas é o Autorama Drag Racing, uma pista exclusiva para provas de arrancada com 11 metros de comprimento, que reproduz com perfeição uma prova de arrancada. “Tem área de burnout, fotocélulas, pinheirinho e monitores de vÁdeo que exibem os temposâ€, explica Rafael Casagrande, da Winner Marketing Esportivo. Outras atrações são a Exposição Hot Wheels, o Festival Bar, a presença de bandas, a Tenda Jovem Pan com performance de DJ´S, encontro de clubes, a Galeria Nitro Alley, com mais de 20 lojas expondo seus produtos, uma praça de alimentação, brinquedos infantis, um dinamÁ´metro e o Força Livre Gril´s Team.