Blancpain Sprint Series: Proczyk/Bleekemolen e Gotz/Buhk vencem em Portugal

As duplas Jeroen Bleekemolen/ Hari Proczyk (Lamborghini Gallardo/ Grasser) e Maximilian Buhk/Maximilian Götz (Mercedes SLS/ HTP) foram os vencedores da quinta etapa da temporada, disputada no circuito de Algarve, em Portugal.

Prova classificatória: 

No sábado (06/09), Proczyk/Bleekemolen venceram a prova classificatória. Götz/Buhk e Enzo Ide/ René Rast (Audi R8/WRT) completaram o pódio.

Logo na primeira curva, Bleekemolen superou o pole, Tomas Enge (Lamborghini Gallardo/ G-Drive), assumindo a ponta.

Um acidente, envolvendo quatro carros, provocou a entrada do Safety-Car na primeira volta. Com a prova reiniciada, Bleekemolen segurou a pressão de Enge, que acabou escorregando na última curva. Na reta principal, Enge não teve como segurar Rast e Laurens Vanthoor (Audi R8/WRT), e caiu para quarto.

Os seis primeiros entraram juntos no pit stop, para a troca de pneus e pilotos. Proczyk deixou os pits em primeiro, logo à frente de Götz. Buhk havia entrada nos boxes duas voltas mais cedo, com a estratégia de ganhar a ponta quase dando certo. Proczyk segurou Götz na primeira volta após o pit stop.

Mesmo a menos de um segundo de distância, Götz não teve chances de tentar a ultrapassagem no restante da prova. Ide/Rast completaram o pódio.

O brasileiro Cesar Ramos, parceiro de Vanthoor, recebeu a bandeirada em quarto.

As duplas brasileiras do BMW Sports Trophy Team Brasil, Cacá Bueno/Sérgio Jimenez e Matheus Stumpf /Nelsinho Piquet terminaram na 9ª e 10ª posições.

Final, prova classificatória:

1 – Proczyk-Bleekemolen (Lamborghini Gallardo) – Grasser – 32 voltas em 45″56132
2 – Gotz-Buhk (Mercedes SLS) – HTP – 0″819
3 – Ide-Rast (Audi R8) – WRT – 4″061
4 – Ramos-Vanthoor (Audi R8) – WRT – 10″658
5 – Afanasiev-Dusseldorp (Mercedes SLS) – HTP – 12″626
6 – Rusinov-Enge (Lamborghini Gallardo) – G-Drive – 16″422
7 – Abril-Lisowski (Audi R8) – WRT – 23″966
8 – Wolf-Stolz (Mercedes SLS) – HTP – 25″688
9 – Bueno-Jimenez (BMW Z4) – BMW Brazil – 29″904
10 – Stumpf-Piquet (BMW Z4) – BMW Brazil – 30″419

11 – Basseng-Latifi (Audi R8) – Phoenix – 31″190
12 – Pentus-Van Der Drift (McLaren MP4-12C) – Bhaitech – 31″987
13 – Jager-Baumann (BMW Z4) – Schubert – 37″104
14 – Alex Zanardi (BMW Z4) – ROAL – 40″421
15 – Ebrahim-Toril (Mercedes SLS) – Fortec – 44″368
16 – Halek-Landmann (Lamborghini Gallardo) – Grasser – 1’08”757
17 – Hamprecht-Ortelli (Audi R8) – WRT – 1 giri
18 – Coimbra-Silva (Mercedes SLS) – Sports&You – 1 volta

Volta mais rápida: Gotz-Buhk – 1’45″421

Abandonos:

MayrMelnhof-Winkelhock (Audi R8) – Phoenix – 8
Onidi-Pantano (McLaren MP4-12C) – Bhaitech – 3
Mora-Pineiro ((Mercedes SLS) – Sports&You – 3
Fumanell-Colombo ((BMW Z4) – ROAL – 1

Prova principal:

Neste domingo (07/09), Buhk/ Götz venceram a prova principal. Proczyk/Bleekemolen e Fabian Hamprecht/Stéphane Ortelli (Audi R8/WRT) completaram o pódio.

Pole, Proczyk manteve a ponta na largada, seguido por Götz. Logo na primeira volta, piloto da Grasser Racing Team ainda se defendeu dos ataques de Götz por três ou quatro vezes, até ser superado. Pouco depois o Safety-car foi acionado por um breve período, devido a um enrosco entre dois carros.

Com a prova reiniciada, Götz abriu doze segundos de vantagem, quando a janela de pit stops abriu. Buhk assumiu o carro, e manteve o controle até o final.

Na disputa pelo segundo lugar, Vanthoor superou Bleekmolen na penúltima volta. Mas após a prova, a dupla da WRT foi punida, por Vanthoor não respeitar os limites da pista, e caiu para oitavo.

Bueno/Jimenez terminaram na 14ª posição, e Stumpf/Piquet na 16ª.

Götz lidera o campeonato com 116 pontos, seguido por Buhk com 100 (ele foi excluído da prova na Eslováquia). Proczyk/Bleekomolen somam 93, seguidos por Enzo/Ide com 65 e Bueno/Jimenez com 51. Ramos/ Vanthoor, em sexto somam 43.

A próxima etapa acontece em Zolder, na Bélgica, entre os dias 18 e 19 de outubro.

Final, prova principal:

1 – Gotz-Buhk (Mercedes SLS) – HTP – 33 voltas
2 – Proczyk-Bleekemolen (Lamborghini Gallardo) – Grasser – 11″576
3 – Hamprecht-Ortelli (Audi R8) – WRT – 23″435
4 – Rusinov-Enge (Lamborghini Gallardo) – G-Drive – 23″753
5 – Ide-Rast (Audi R8) – WRT – 26″407
6 – MayrMelnhof-Winkelhock – 30″6
7 – Basseng-Latifi (Audi R8) – Phoenix – 39″331
8 – Ramos-Vanthoor (Audi R8) – WRT – 40″332*
9 – Alex Zanardi (BMW Z4) – ROAL – 40″788
10 – Onidi-Pantano (McLaren MP4-12C) – Bhaitech – 43″264
11 – Afanasiev-Dusseldorp (Mercedes SLS) – HTP – 44″126
12 – Pentus-Van Der Drift (McLaren MP4-12C) – Bhaitech – 45″651
13 – Jager-Baumann (BMW Z4) – Schubert – 57″41
14 – Bueno-Jimenez (BMW Z4) – BMW Brazil – 1’02”213
15 – Fumanell-Colombo (BMW Z4) – ROAL – 1’05”421
16 – Stumpf-Piquet (BMW Z4) – BMW Brazil – 1’35”765
17 – Wolf-Stolz (Mercedes SLS) – HTP – 1 volta
18 – Mora-Pineiro (Mercedes SLS) – Sports&You – 1 volta
19 – Halek-Landmann (Lamborghini Gallardo) – Grasser – 1 volta
20 – Coimbra-Silva (Mercedes SLS) – Sports&You – 1 volta

Volta mais rápida: Buhk-Gotz – 1’45″175

* Punido com 30 segundos por passar dos limites da pista

Abandonos:

Abril-Lisowski (Audi R8) – WRT – 2
Ebrahim-Toril (Mercedes SLS) – Fortec – 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *