Brasileiro de Endurance: Bardahl Chevrolet Endurance Team é bicampeã brasileira

Os pilotos Carlos Prado e Fernando Rebellato, com um Chevrolet Vectra, conquistam o campeonato no grupo II.

 


A equipe Bardahl Chevrolet Endurance Team sagrou-se bicampeã brasileira com o Vectra Endurance, na categoria II, no último final de semana, no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS). Dois carros da equipe disputavam o certame: o Vectra, que conquistou o campeonato por antecipação, chegando em segundo lugar, e a Montana, que saiu de Santa Cruz como líder na categoria IV e o lugar mais alto do pódio.


“Teremos ótimas lembranças dessa etapa de Santa Cruz do Sul. Com a segunda colocação do Vectra, saímos daqui campeões no grupo II e líderes da categoria IV graças à vitória da Montana. Os carros se comportaram muito bem durante as três horas de corrida e ver nossos pilotos no lugar mais alto do pódio fecha com chave de ouro nosso trabalho em 2007”, resumiu Luiz Moncaio, chefe da equipe.


Neste campeonato, a liderança da equipe Chevrolet Endurance Team foi elogiada até pelos adversários. Em cinco provas, o Vectra foi ao pódio em todas as etapas, conquistando, inclusive, duas vitórias. Pelo regulamento, o Vectra compete com carros mais potentes e caros, como BMW série 3 e Mitsubishi Lancer. Mesmo assim, sagrou-se campeão faltando uma etapa para o fim do campeonato. Se não correr a prova Três Horas de Curitiba, prevista para novembro, as outras equipes não têm mais como alcançá-lo.


O segundo carro da Chevrolet Endurance, a picape Montana, nesse mesmo ano ganhou duas etapas, obteve um segundo lugar e um quarto. “Corremos com uma picape contra carros mais leves e, mesmo assim, estamos liderando o campeonato. Em provas de velocidade como a endurance, que são de longa duração, a confiabilidade dos carros é muito importante. Afinal de contas, para ganhar corridas, antes de tudo é necessário terminá-las”, afirma Sergio Gotti, piloto da Montana, parceiro do jornalista Ricardo Dilser.
 
O Vectra Endurance
 
O Vectra Campeão Brasileiro de Endurance 2007 é derivado do modelo Elegance. Seu motor é produzido na fábrica de São José dos Campos para exportação. Equipado com turbo compressor, tem 240cv originais. Para o Vectra Endurance, recebe preparação extra, orientada pelo engenheiro Marcelo Oliveira, funcionário da GMB. O Vectra Endurance é o único modelo da categoria II movido a álcool. Seus rivais, para conseguir a mesma autonomia, queimam gasolina.


O Vectra Endurance tem ainda molas e suspensões especiais para competição, mesmo mantendo a arquitetura original. Na dianteira, pinças com seis pistões e nas rodas traseiras, pinças com quatro pistões garantem segurança ao modelo que pode chegar aos 250 km/h de velocidade final. Não há isolamento acústico, tampouco térmico. Mas os pilotos não reclamam: “Quando descemos uma reta a mais de 200 km/h, com carros por todos os lados, não dá tempo para pensar no calor extremo ou no barulho”, exemplifica Carlos Prado, campeão brasileiro ao lado de Fernando Rebellato.


Considerado um dos carros mais bonitos do Endurance, o Vectra foi convidado pela organização do Campeonato para ficar exposto como carro convite para a prova, no centro da cidade de Santa Cruz.


A próxima etapa será disputada dia 4 de novembro, na capital paranaense. “Espero estender essa alegria conquistando o título de campeão brasileiro também no grupo IV. Estou ansioso para a prova de Curitiba”, finaliza Dilser, piloto da picape Montana. A equipe Bardahl Chevrolet Endurance Team tem o patrocínio de Chevrolet, Bardahl, Option Telecom, DHB Componentes Automotivos e Himalayan. E apoio da Funari, Cronomac, Cobreq, Ancona, SPA Turbo, Fuel Tech, Personal Parts, Binno, Mahle, Flash Power, EBC brakes, Rede Campeão de Postos e Frenos Doppler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *