British GT: Barwell Motorsport domina em Donington Park

A Barwell Motorsport dominou a rodada dupla do Avon Tyres British GT Championship, no último final de semana em Donington Park, na Inglaterra. Foram duas provas e duas vitórias da equipe, com direito a pódio completo na segunda prova.

Na primeira prova, válida pela terceira etapa do campeonato, no sábado (21/04), a pole-position ficou com Alex Mortiner num Viper Competition Coupe do Team RPM, com o tempo de 1m11s288. Ben de Zille Butler, num Aston Martin DBRS9 da Barwell Motorsport, veio a seguir. Stephen Keating, parceiro do Thomas Erdos colocou o Ascari KZ1R da Damax, na 16º posição.


Mortiner liderou a prova até a parada para troca de pilotos. Mas Bradley Ellis deixou o motor V10 morrer, perdendo segundos preciosos. Guy Harrington então saiu dos boxes na liderança da prova, com 3,7 segundos de vantagem para Ellis. Na parte final da prova Ellis foi pressionado por Jonathan Cocker, mas manteve a posição, cruzando apenas 0s236 segundos a frente do piloto da Barwell Motorsport. Harrington venceu com 6s221 de vantagem. Erdos completou a prova na 10º posição.


A pole-position para a prova de domingo (22/04), quarta da temporada, foi marcada por Adam Wilcox, numa Ferrari 430 GT3 da VRS Motor Finance, com Jonathan Crocker em 2º. Guy Harrington alinhou em 5º, uma posição a frente de Erdos.


Na largada Wilcox manteve a ponta, com Crocker 0.5 segundos atrás. Na 5º volta Crocker passou Wilcox, que logo depois foi superado também por Bentwood. Na 10º volta Flux e Sundgen já haviam deixado Wilcox para trás. Crocker mantinha a ponta da prova.


Paul Drayson substituiu Crocker ao volante do Aston Martin, e na 38º volta tinha 10 segundos de vantagem para Tom Alexander, seu companheiro na Barwell Motorsport. Stephen Keating substituiu Erdos, mantendo o carro entre os primeiros colocados.


Mas na parte final da prova, com 16 segundos de vantagem, Drayson teve problemas com o carro, ficando lento e sendo superado por Alexander e David Jones. Drayson depois voltou a acelerar seu carro, superando Jones, que depois também foi ultrapassado por Ben de Zille Butler, que completou a festa da Barwell Motorsport.


Drayson disse que foi avisado pela equipe para diminuir o ritmo para não ficar sem combustÁ­vel. Ele ficou desapontado por não vencer pela primeira vez na categoria, mas feliz pelo pódio completo da equipe. Keating terminou na 7º posição.


Guy Harrington e Ben de Zille Butler lideram o campeonato com 25 pontos, apenas um a mais do que Jonathan Cocker e Paul Drayson. Erdos e Keating com 2 pontos estão na 21º posição.



A 5º etapa acontece no dia 3 de junho, em Snetterton, na primeira prova de duas horas da temporada.


Final, prova 1:


1 GT3 – HARRINGTON-de ZILLE BUTLER – Barwell Motorsport – 01:00:04.493 – 49 voltas
2 GT3 – ELLIS-MORTIMER – Team RPM – +6.221s
3 GT3 – COCKER-DRAYSON – Barwell Motorsport – +6.457s
4 GT3 – FLUX-RILEY – Rollcentre Racing – +9.361s
5 GT3 – JONES-JONES – Team Eurotech – Preci Spark – +18.345s
6 GT3 – BENTWOOD-ALEXANDER – Barwell Motorsport – +27.918s
7 GT3 – BRYANT-HARRIS – Tech 9 – +34.637s
8 GT3 – GREENSALL-TOMLINSON – Brookspeed – +55.738s
9 GT3 – REDWOOD-FOSTER – Team RPM – +61.600s
10 GT3 – ERDOS-KEATING – Damax – + 1 volta
11 GT3 – COLE-CAMPBELL – Team 4Car with confused.com – + 1 volta
12 GTC – SCOTT-HOWARD – Beechdean Motorsport – + 2 voltas
13 GTC – HYDE-AHLERS – Team Aero Racing – + 2 voltas
14 GT3 – WILCOX-BURTON – VRS Motor Finance – + 2 voltas
15 GT3 – DOCKERILL-JAMES – Trackspeed – + 2 voltas
16 GT3 – COLE-COLE – Eclipse – + 2 voltas
NC GTC – MUNDY-SMYTH – RSS Performance – 35 voltas
NC GT3 – SAGGERS-FLETCHER – Team RPM – 34 voltas
NC GT3 – SUGDEN-ASHBURN – Trackspeed – 15 voltas


Voltas mais rápidas:


GT3 – Ian FLUX – Rollcentre Racing – 1:10.708 – 99.6mph
GTC – Aaron SCOTT – Beechdean Motorsport – 1:12.681 – 96.9mph


Final, prova 2:


1 GT3 – BENTWOOD-ALEXANDER – Barwell Motorsport – 1:00:09.632 – 49 voltas
2 GT3 – COCKER-DRAYSON – Barwell Motorsport –  +1.955s
3 GT3 – HARRINGTON-de ZILLE BUTLER – Barwell Motorsport – +2.050s
4 GT3 – JONES-JONES – Team Eurotech – Preci Spark – +3.264s
5 GT3 – ELLIS-MORTIMER – Team RPM – +15.663s
6 GT3 – WILCOX-BURTON – VRS Motor Finance – +16.870s
7 GT3 – ERDOS-KEATING – Damax – +22.987s
8 GT3 – FLUX-RILEY – Rollcentre Racing – +30.658s
9 GT3 – BRYANT-HARRIS – Tech 9 – +38.470
10 GT3 – COLE-CAMPBELL – Team 4Car with confused.com – +1 volta
11 GT3 – REDWOOD-FOSTER – Team RPM – +1 volta
12 GT3 – SAGGERS-FLETCHER -Team RPM – +1 volta
13 GTC – SCOTT-HOWARD – Beechdean Motorsport – +1 volta
14 GTC – MUNDY-SMYTH – RSS Performance – +1 volta
15 GTC – HYDE-AHLERS – Team Aero Racing – +1 volta
16 GT3 – DOCKERILL-JAMES – Trackspeed – +2 voltas
NC GT3 – GREENSALL-TOMLINSON – Brookspeed – 37 voltas
NC GT3 – SUGDEN-ASHBURN – Trackspeed – 36 voltas
NC GT3 – COLE-COLE  – Eclipse – 13 voltas


voltas mais rápidas:


GT3 – Jonny Cocker – Barwell Motorsport – 1:10.378 – 100.1mph
GTC – Aaron Scott – Beechdean Motorsport – 1:12.706 – 96.9mph


Campeonato:


1  Ben de Zille Butler  25
=  Guy Harrington  25
3  Jonathan Cocker  24
=  Paul Drayson  24
5  Tom Alexander  22
=  Michael Bentwood 22
7  Bradley Ellis  18
=  David Jones  18
=  Alex Mortimer  18
=  Godfrey Jones  18
21  Stephen Keating  2
=  Thomas Erdos 2