Cearense de Super Turismo: Pedrinho VirgÁ­nio e Edinardo Filho conquistam vitória na Super Turismo

Tendo o sol como testemunha, os pilotos da Super Turismo largaram ao meio dia e 15 minutos desse domingo (4), para as 24 voltas da oitava etapa do Campeonato Cearense da categoria. Na pole position Pedrinho VirgÁ­nio, da Proton Racing Team, liderava a fila de carros que partiam para a primeira volta em largada lançada. Como era a primeira corrida da super Turismo no traçado de 1.800 metros , em sentido horário, a preocupação da direção da prova, pilotos e chefes de equipe era com a entrada na primeira curva (Dirce), mas todos conseguiram contorná-la sem nenhum problema.

Nas primeiras cinco voltas Pedrinho conseguiu manter uma vantagem maior sobre Paulo Holanda (PH Racing), que começava a pressionar na tentativa de assumir a liderança. Visivelmente mais lento, o jovem piloto da Proton Racing conseguiu segurar os ataques de Holanda por três voltas, mas a determinação de Paulo seria recompensada em seguida.

Â

Com o carro 41 (Foto) em primeiro, Paulo Holanda passou a girar mais rápido e abrir vantagem. Atrás dele Pedrinho tentava manter o segundo posto sendo perigosamente atacado por Edinardo Filho, que chegou a tocar o carro Á  sua frente na entrada da curva da ponte.  A briga dos dois seguiu por algumas voltas e mostrou um pouco de precipitação de Edinardo quando acabou cortando caminho na segunda perna da curva ultrapassando seu oponente e ficando em segundo.

Â

Atrás dos três primeiros, ÁŠnio Santos (ES Racing) queria marcar o maior número de pontos na prova para não deixar Geraldo Rola (Trana Racing), lÁ­der do campeonato, se distanciar na pontuação. Andando mais que o carro ÁŠnio chegou a sair da pista, mas conseguiu voltar após perder o quarto lugar para Geraldo.

Â

Mano Rola (Trana Racing) era o sexto sempre acompanhado por Raul Fontenele (Grafam Racing) e Rodrigo Ventura (DB Racing). Durante a maioria das voltas Kleber e Rodrigo duelaram pelo sétimo lugar. De olho nessa briga e também de olho no retrovisor, o piloto Tuta Sancho (Ganbarini Racing) sofria o assédio de Vitor Frota (ES Racing), o lÁ­der da classe Ligth, que buscava marcar mais pontos para retomar a liderança de sua categoria. Tuta acabou na frente e Vitor sofreu com uma pane elétrica há 10 metros da linha de chegada, derrubando-o para o terceiro lugar e vendo Fernando Pessoa e Pedro Sidrim (ambos da DB Racing) cruzarem em primeiro e segundo, respectivamente, mas os dois cruzariam a linha de chegada respeitando as mesmas posições.

Â

Na classe principal a vitória ficou com Paulo Holanda. Edinardo Filho, o segundo; Pedrinho VirgÁ­nio, terceiro; e ÁŠnio Santos em quarto. Porém , ao final da corrida, Edinardo Filho protestou junto Á  direção da prova contra a troca de motor de Paulo Holanda. Às 17horas, em comunicado da Federação Cearense de Automobilismo, fora anunciada a desclassificação do piloto, assim Edinardo (foto) foi o vencedor, acompanhado por Pedrinho, em segundo; e ÁŠnio o terceiro.

A nona etapa teve inÁ­cio Á s 14h. Também largando no primeiro posto Pedrinho conseguiu desgarrar dos demais concorrentes ao lugar mais alto do pódio e foi imprimindo forte ritmo acompanhado por Paulo Holanda a uma distância confortável.

Â

Na ligth Vitor Frota faria uma de suas melhores corridas na competição. Obrigado a largar em último, por conta do reparo na parte elétrica que lhe roubara a vitória na corrida inicial do domingo, sabia que teria de adotar uma postura mais agressiva se quisesse chegar Á  frente.

Â

E foi exatamente o que fez. O piloto, que também pratica esportes radicais, aproveitou-se de sua boa forma fÁ­sica e, apesar da elevada temperatura chegou inteiro ao final da corrida, sendo o vencedor da etapa. A vitória de Frota foi conseguida de forma brilhante, um a um, os concorrentes de sua categoria iam sendo superados. Deixando Pedro Sidrim, em segundo, e Fernando Pessoa em terceiro. Tanta era a determinação de chegar Á  frente que acabou superando o piloto Cléber Brasileiro, da categoria principal. Assim Vitor passou a assumir a liderança da classificação com 138 pontos, um a mais que Pessoa.

Quem também mostrou domÁ­nio da situação foi Pedrinho VirgÁ­nio. Na última prova do dia mostrou porque havia conquistado a pole para as duas etapas e andou a maioria das 24 voltas sempre no tempo de 59 segundos. O resultado não poderia ser diferente, a primeira vitória no ano daquele que detém o maior número de vitórias da Super Turismo em uma só temporada (quatro, em 2008).

Â

No pódio a alegria por estar no degrau do vencedor com direito a receber o troféu das mãos de seu pai. Em segundo ficou Paulo Holanda, seguido por Geraldo Rola no terceiro posto, cada vez mais lÁ­der da categoria principal seguindo sua caminhada em busca do bi campeonato da Super Turismo.

Os três Primeiros na classificação geral após as duas etapas foram:

Na Categoria Principal – 1º Geraldo Rola – 146, 2º ÁŠnio Santos – 105, e  3º Edinardo Filho – 102.

Na Categoria Ligth – 1º Vitor Frota – 138, 2º Fernando Pessoa – 137, e 3º Pedro Sidrim – 121.Â