ChampCar: Justin Wilson vence a primeira no ano

O inglês Justin Wilson, da RSPORTS, venceu neste domingo (02/09), o GP da Holanda, em Assen, 12º etapa da temporada. Foi a sua primeira vitória no ano, e quarta na categoria. O belga Jan Haylen, da Conquest, foi o 2º com o brasileiro Bruno Junqueira, da Dale-Coyne, em 3º conquistando seu segundo pódio consecutivo.

Logo na largada o canadense Paul Tracy, da Forsythe, rodou provocando a primeira amarela do dia, ao ficar parado na curva. O francês Sébastien Bourdais, da Newman-Haas-Lanigan, saindo da pole, caiu para quinto. Ele apertou acidentalmente o limitador de velocidade nos pits, ao tentar usar o “power to pass”, para evitar que Wilson o supera-se. Junqueira,com um pneu furado, devido a um toque no carro de Tracy, foi para os boxes.


A prova recomeçou na 3º volta. Wilson era o líder, seguido pela dupla da PKV Racing, o suíço Neel Jani e o francês Tristan Gommendy. Na 15º volta, devido a detritos na pista, a amarela voltou. Tracy abandonou com problemas no carro.


A exceção de Junqueira, todos foram para os boxes. O brasileiro, em uma seqüência diferente de paradas, assumiu a ponta. Ele liderou até a 28º volta, quando parou novamente. O limitador de velocidade do carro falhou, fazendo-o entrar com quase a metade da velocidade máxima permitida, de 120 km/h. Bruno caiu para a última posição.


De novo na frente, Wilson retornou aos boxes, assim como os demais pilotos, duas voltas depois. A bandeira amarela foi novamente acionada, por detritos na pista, e Junqueira, que ficou na pista, era o líder. Bourdais teve problemas na parada, caindo para 10º. Na 33º veio a bandeira verde.


Na 45º volta começaram os últimos pit stops da prova. Junqueira, Wilson e Heylen pararam juntos, na 50º. Wilson saiu na liderança, seguido por Heylen e Junqueira.


Wilson venceu com 7s226 de vantagem para Heylen. Junqueira completou o pódio. Bourdais terminou em 7º. O holandês Robert Doornbos, do Minardi Team USA, que luta pelo titulo com Bourdais, fez um prova discreta em casa, terminando em 13º, e vendo o sonho da taça ficar mais distante.


Bourdais lidera a tabela de pontos com 301 pontos. Wilson é agora o vice-líder, com 243. Doornbos caiu para 3º, com 238.


Faltam apenas duas etapas para o fim da temporada. A próxima etapa acontece no dia 21 de outubro, em Surfers Paradise, na Austrália.


Final:


1.    Justin Wilson  GBR  RuSPORT  69  voltas   
2.    Jan Heylen  BEL  Conquest Racing  a  7.226   
3.    Bruno Junqueira  BRA  Dale Coyne Racing  a  8.418   
4.    Tristan Gommendy  FRA  PKV Racing  a  9.036   
5.    Neel Jani  SUI  PKV Racing  a  22.261   
6.    Simon Pagenaud  FRA  Team Australia  a  22.697   
7.    Sebastien Bourdais  FRA  Newman/Haas/Lanigan Racing  a  22.955   
8.    Oriol Servia  ESP  Forsythe Championship Racing  a  23.405   
9.    Graham Rahal  EUA  Newman/Haas/Lanigan Racing  a  23.948   
10.    Ryan Dalziel  ESC  Pacific Coast Motorsports  a  29.553   
11.    Dan Clarke  GBR  Minardi Team USA  a  38.902   
12.    Katherine Legge  GBR  Dale Coyne Racing  a  44.859   
13.    Robert Doornbos  HOL  Minardi Team USA  a  1:00.637   
14.    Will Power  AUS  Team Australia  a  1:01.203   
15.    Alex Tagliani  CAN  Rocketsports Racing  a  1 volta  
16.    Alex Figge  EUA  Pacific Coast Motorsports  a  1 volta 
17.    Paul Tracy  CAN  Forsythe Racing  14 voltas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *