Conversa de Pista: DIFERENÇAS ENTRE CATEGORIAS E CATEGORIAS

Na F-1, Mercedes segue favorita; no Brasil, acirra-se a disputa entre CBA e Stock Car

Por Wagner Gonzalez

Foro: Red Bull/Getty Images

Largada do GP do Canadá de 2018: Mercedes, Red Bull e Ferrari Á  frente do grid (Red Bull/Getty Images)

O fim de semana promete grandes emoções para quem acompanha o automobilismo: no Canadá prossegue o Campeonato Mundial de F-1 e em terra brasiliscontinua o Campeonato Brasileiro de Stock Car, em Londrina (PR) .indiferente a isso, o esporte a motor paulista terá a quinta etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, em Interlagos, e outros dois eventos. Se na primeira categoria a liderança da Mercedes é incontestável, entre nós ainda não se sabe quem lidera o campeonato que continua na pista paranaense e quem venceu a última prova disputada, há dez dias, em Goiânia. Na terceira via desse cenário, prossegue a prática do automobilismo raiz.

     Lewis Hamilton lidera o Campeonato Mundial de F-1 com três vitórias e 137 pontos (Mercedes)

Apesar das seis vitórias consecutivas nesta temporada a Mercedes desembarca em Montreal preocupada com o rendimento do seu motor. Falando sobre a corrida de domingo o austrÁ­aco Toto Wolff , lÁ­der do time, comentou: “A esta altura do campeonato estamos começando a enxergar mais claramente os pontos fortes e fracos do nosso carro. Nas últimas seis corridas fomos rápidos nas curvas e lentos nas retas, o que significa que o GP do Canadá será um desafio enorme para nós. As caracterÁ­sticas de Montreal favorecem nossos adversários: longas retas e poucos curvas onde podemos ganhar tempo.”

A declaração de Wolf é a ponta de um iceberg que dificilmente atingirá a F-1com consequências semelhantes Á  que provocou o desastre do Titanic. Nessa guerra fria  entre equipes, a Ferrari diz que o problema que a impede de materializar a esperança de bater a grande rival é a dificuldade de fazer os pneus dos seus carros atingirem a temperatura ideal de funcionamento. Montreal está longe de ser um destino turÁ­stico marcado pelo sol, algo que misturado Á  falta de áreas de escape e o famoso Muro dos Campeões — situado na entrada da reta de largada após um ‘S’ que não perdoa erros mÁ­nimos — é receita para surpresas e decepções, o que inclui outros personagens.

Sem chances consistentes de ultrapassar Hamilton em MÁ´naco, Verstappen está otimista (RBCP/Getty Images)

Traçado que utiliza as vias de circulação normal da Ilha de Nossa Senhora, o circuito Gilles Villeneuve tem um asfalto que permite utilizar os compostos mais macios disponibilizados pela Pirelli. Levando-se em conta que o arrojo de Max Verstappen e a boa funcionalidade do chassi Red Bull RB15, talvez o holandês seja a grande ameaça ao Reino de Mercedes. A exemplo dos rivais alemão e italiano, Verstappen também desconversa sobre suas chances: â€œÉ uma pista gostosa de guiar. Pelo menos aqui você tem onde ultrapassar. A aproximação Á s chicanes e como você ataca as zebras são os principais pontos a evitar se você não quiser errar. Estamos pronto para conseguir o melhor resultado possÁ­vel, mas acho que a Ferrari vai ser mais competitiva no Canadá”.

A corrida tem a largada confirmada para as 15:10 de domingo, pelo horário de BrasÁ­lia. Dois dias antes, os canadenses terão motivo extra para acompanhar o inÁ­cio dos treinos livres (a partir das 11:00, sempre pelo horário de BrasÁ­lia): Nicholas Latifi vai participar do entrar na pista a bordo de um Williams FW42-Mercedes. Outro assunto que poderá movimentar mais as conversas do paddock Á  beira da raia olÁ­mpica de Montreal será as possÁ­veis implicações da aliança FCA-Renault: a possibilidade dessa união pode formar uma outra aliança polÁ­tica na F-1, entre a Ferrari e o time francês.

Se por lá fala-se sobre temas que irão acontecer, em Londrina o assunto será, novamente, um assunto do passado: a Stock Car chega ao traçado paranaense ainda sem saber quem venceu a primeira prova da rodada de Goiânia, situação que alonga um perÁ­odo de desclassificações e apelos envolvendo vencedores nessa etapa e na anterior, no Autódromo Velo CittÁ , em Nova Louzã (SP). O resumo dessa ópera é um desgaste cada vez maior nas relações entre a Confederação Brasileira de Automobilismo, responsável pelo pessoal técnico e desportivo que atua no campeonato, e a Vicar, organizadora e detentora dos direitos comerciais do evento.

      Stock Car prossegue em Londrina entre idas e vindas de recursos e acusações (Duda Bairros)

Por mais que tais fatos sejam recorrentes no automobilismo nacional, a maneira como tais falhas têm se repetido é negativo para o esporte e, principalmente, para os muitos empregos gerados pelo investimento de grandes patrocinadores e equipes profissionais. Nos últimos dias o presidente da CBA, Waldner Bernardo (afilhado polÁ­tico do antecessor Cleyton PintÁ«iro, que esteve no cargo por dois mandatos) rebateu as crÁ­ticas de Carlos Col (presidente do conselho da Vicar), que atacou o fato dos comissários da entidade atuarem de forma amadorÁ­stica.

A alimentar tal discussão corrobora o fato de que esses comissários definitivamente não se dedicam integralmente ao automobilismo desportivo e deverão ter, neste fim de semana, um novo integrante, Leandro de Almeida. Além dos aspectos técnico e desportivo, Col apontou a maneira como a CBA tem divulgado suas decisões ao comentar que “teve gente nos recriminando porque a gente não divulgou punição (a Ricardo Zonta), que não nos cabe divulgar”. Bernardo acusou o golpe e apontou o dedo para sua própria assessoria de imprensa, que, segundo ele “Houve uma falha da CBA no alinhamento da comunicação. Isso é fato.”

Em Interlagos fim de semana movimentado com provas de várias categorias, como as fórmulas 1600 e Vee (Cláudio Larangeira)

Paralelamente e, em busca de atender aos que procuram praticar um automobilismo menos profissional e mais passional, o automobilismo paulista se movimenta neste fim de semana, quando o destaque é a quinta etapado Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, em Interlagos com portões abertos ao público. Os treinos iniciam-se na sexta-feira, quando os boxes terão acesso livre, oportunidade excelente para os fanáticos de plantão, e estão programadas corridas para sábado e domingo, inclusive a 3ª etapa do Torneio Paulista de Regularidade 2019 no sábado. Em Taubaté, prossegue o Campeonato Paulista de Arrancada com treinos e corridas no sábado e domingo. Ainda no sábado prossegue a Copa São Paulo de Kart na pista da Granja Viana.

WG