Copa das Federações: Ferrari bate Audi no primeiro duelo em Curitiba

Modelos exclusivos e de alta performance se enfrentam na abertura da Copa das Federações

A dupla paulistana Chico Longo/Daniel Serra venceu o primeiro duelo na disputa da primeira etapa da Copa das Federações, que acontece neste final de semana no Autódromo de Curitiba (PR). Longo e Serra, ao volante de uma Ferrari F430 GT2, foram os mais velozes nas duas sessões de treinos livres disputadas esta manhã: em sua volta mais rápida pelos 3.695 metros do traçado de Pinhais o GT de Maranello demorou 1m18s725, contra 1m19s822 do Audi R8 LMS de Andreas Mattheis/XandyNegrão/ Xandinho Negrão.

Esses dois exemplares únicos no País, representando duas das mais prestigiadas marcas automobilísticas do mundo, travam um duelo particular ao alinhar como favoritos à vitória na prova “3 Horas de Curitiba”, competição que abre a Copa das Federações, certame onde está em jogo o título brasileiro de Endurance de 2010. Tanto o Audi R8 LMS quanto a Ferrari F430 GT2 são baseados em modelos de alta performance projetados para um público hiper-selecionado; as versões que serão vistas no autódromo curitibano foram construídas exclusivamente para pistas de corrida e reúnem soluções tecnológicas de última geração, como o emprego de fibra de carbono, ligas metálicas de alta eficiência, rolamentos que usam partes construídas em cerâmica e o câmbio seqüencial derivado diretamente da solução desenvolvida na F1.

No caso da Ferrari de Chico Longo e Daniel Serra, o motor V8 de 4 litros de cilindrada com bloco e cabeçotes construídos em liga de alumínio, teve a potência original aumentada de 490 cv para 560 cv; o uso de materiais e soluções técnicas que garantem a durabilidade mesmo quando o equipamento é exigido ao máximo em regime de competição garantem a performance com baixíssimo risco de quebra ou fadiga. No caso do Audi R8 LMS desenvolvido para atender à demanda de equipes de competição que disputam a categoria GT-3, a potência do exata do bloco V10 de 5,2litros não é divulgada pelo fabricante, que diz apenas ser de “aproximadamente 386 kW”, índice equivalente a mais de 518 cv. Em Curitiba, o Audi R8 LMS será pilotado pela dupla Andreas Mattheis e Xandy Negrão.

A briga entre os dois gigantes deverá se prolongar ao longo do segundo semestre no calendário de quatro etapas, sendo que a última, marcada para o mês de novembro, em Interlagos, terá pontuação dupla. Segundo Hilton Lellis, diretor técnico da Via Itália – representante exclusivo da Ferrari para o Brasil, a presença do cupê vermelho está confirmada para todas as etapas da Copa das Federações:

“A Via Italia sempre prestigiou os campeonatos e provas de Endurance. Com a volta da organização da Confederação Brasileira de Automobilismo esperamos um campeonato forte e com a participação de vários carros e pilotos. O calendário com quatro etapas é o ideal para este segundo semestre.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *