Copa Vicar: Pachenki volta ao pódio em Brasília e Copa Vicar tem oitavo vencedor na temporada

Daniel aumenta vantagem na liderança da competição ao repetir vitória de 2008 e três pilotos seguem com chances de conquista do título.

Oito corridas, oito pilotos comemorando vitórias. Foi esta a marca que a temporada 2009 da Copa Vicar Stock Car atingiu neste domingo (8) em Brasília. A penúltima corrida do campeonato foi vencida pelo paulista Rafael Daniel, da FTS Competições, que chegou à capital federal já na liderança da pontuação. O pódio teve os paranaenses Júlio Campos, da Carlos Alves Competições, em segundo e Diogo Pachenki, da ALM Pachenki Motorsport, em terceiro.

Pachenki não frequentava o pódio da categoria desde a primeira corrida, dia 29 de março em Interlagos, onde conquistou a vitória. Largando em décimo, o campeão de 2004 sabia da condição que tinha de voltar ao pódio. “Meu resultado no treino classificatório não foi real, eu fui atrapalhado por um retardatário e sabia que tinha um carro bom o bastante para vir para a frente. Mas largar lá atrás numa pista como esta é sempre complicado”, resumiu.

Sua alusão à característica da pista encontra razão de ser no fato do anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet ser o mais veloz do calendário da Copa Vicar. “Fiz uma corrida ponderada, ganhando as posições conforme as condições da prova me permitiam fazer”, descreveu o piloto, que compete com o apoio de Marisol e One Store. Na penúltima volta, figurando em quarto, Pachenki teve um incidente com o paulista Eduardo Berlanda.

“Eu tentei a ultrapassagem pelo lado de fora. O Eduardo vinha por dentro e deu um toque leve no meu carro. Depois, bateu mais forte, o meu carro perdeu a direção, foi sorte eu não ter rodado. Eu já estava à frente dele, nem vi direito o que aconteceu com ele”, narrou Pachenki. Após o toque, na aproximação para a curva do Colégio Militar, Berlanda rodou e acabou tocando o carro de Lucas Finger, que era o quinto e teve de abandonar a disputa.

No campeonato, Daniel, com a vitória, mantém-se na liderança com 117 pontos. Campos, segundo na corrida e na pontuação, tem 111. Felipe Lapenna foi quarto na prova e continua em terceiro no campeonato, com 103 pontos. São eles os três candidatos ao título. Considerado o descarte de dois resultados por piloto, Daniel cai a 107, Lapenna mantém os 103 e Campos desce a 99. Pachenki é o quarto na tabela com 86 pontos, 79 se projetado o descarte.

A nona e última etapa da Copa Vicar Stock Car, no dia 6 de dezembro, será disputada no autódromo de Interlagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *