CTM2000: Nova categoria estréia no Nordeste mostrando ótimas disputas

A nova categoria turismo brasileira, CTM2000 estreiou no autódromo cearense esse final de semana, mostrando-se uma mais uma ótima oportunidade para pilotos regionais.


Também apelidada de StockCar Nordeste, a CTM2000 nasceu das pranchetas do engenheiro Pedro Virgínio Barbosa, conhecido também por criar a ESPRON em 1999, sendo uma opção de acesso aos pilotos da região e em um futuro breve, também para categorias principais, como StockCar V8.

Utilizando chassi tubular, carenagem de fibra de vidro (que atualmente lembra o antigo VW Polo) e motor AP 2000, a categoria teve sua abertura no último final de semana em Eusébio, no Ceará.

Com 16 carros já na primeira etapa, a pole position ficou com o piloto do Rio Grande do Norte, Julyano Silveira com o tempo de 1min20s452, já recebendo 1 ponto pela pole. Bruno Santos, de Pernambuco, disputou muito a primeira colocação, mas não conseguiu superar seu concorrente, ficando com o tempo de 1min21s023.

Paulo Almeira, piloto português da categoria, mesmo marcando o quarto melhor tempo do grid foi punido devido aos comissários encontrarem uma modificação no assoalho do seu carro, o que por regulamento não é permitido. Walter Junior (PE) também foi punido, devido a não abastecer seu carro antes de sair para os treinos classificatórios. A punição de ambos os deixaram com as últimas posições no grid de largada.

Confira o grid de largada que foi formado no sábado (05/05):

01-Julyano Silveira/ RN –   nº 49
02-Brunno Santos/ PE – nº 10
03-Ramiro Milfont/ CE –   nº 77
04-Quevedo Filho/ CE – nº 07
05-Ênio Santos/ CE – nº 09
06-André Pontes/ CE –  nº 33
07-Eronides Batalha/ DF – nº 17
08-Adriano Guimarães/ RN – nº 25
09-Renato Ferreira/ DF – nº 30
10-Mauro Júnior/ CE – nº 18
11-Marcos Rossini/ SP – nº 06
12-André Moura/ DF –  nº 00
13-Wilkson Santos “Mingau”/ CE – nº 08
14-Rudinei Sabino/ CE – nº 55
15-Paulo Almeida/ POR – nº 01
16-Wálter Júnior/ PE – nº 11


No domingo a primeira etapa foi realizada com muito entusiasmo por pilotos, chefes de equipe e público, que compareceu em aproximadamente 5 mil expectadores.

A prova aconteceu sob chuva, o que deu oportunidade de mostrar ao público um grande show. A vitória ficou com o piloto da casa Ramiro Milfont, que havia largado na terceira posição.

“Estou muito feliz com a vitória, logo aqui, em Fortaleza. Foi uma briga limpa com o Brunno, acho que o público deve ter gostado do que viu na pista”, afirmou o primeiro vencedor da história da CTM2000.

O pole position Bruno Santos, de Pernambuco ficou na segunda posição, mas gostou do resultado. “A corrida foi belíssima, mas agora, meu pensamento é na próxima etapa, lá em Pernambuco. Acho que levo um pouco de vantagem em relação aos outros pilotos, porque eu conheço a pista; mas o nível está muito alto, é trabalhar forte até lá “, disse Brunno.

Outro piloto local recebeu a bandeirada na terceira posição, André Pontes, que havia largado na sexta posição. “Estou muito satisfeito com o resultado. Passei quatro anos parados, só estou voltando agora ao automobilismo, e ainda numa categoria nova. O dia foi muito bom.”, comentou o piloto.

A próxima etapa acontece no dia 10 de junho em Caruaru (PE). No total, serão 8 etapas durante a temporada 2007.

Confira o resultado final da etapa Cearense:

1º Ramiro Milfont/ CE
2º Brunno Santos / PE
3º André Pontes/ CE
4º Paulo Almeida/ PT
5º André Moura/ DF
6º João Quevedo/ CE
7º Wilkson “Mingau”/ CE
8º Adriano Guimarães/ RN
9º Mauro Rangel/ CE
10º Walter Coelho/ PE
11º Ênio Santos/ CE
12º Renato Gomes/ DF
13º Julyano Silveira/ RN
14º Marcos Rossini/ SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *