Desafio das Estrelas: Um grande desafio é assim: todos querem vencer

Muitos realizaram testes intensivos privados visando conquistar o topo do pódio neste final de semana. Confira o que dizem os competidores

O Kartódromo Beto Carrero já está no clima do Desafio Internacional das Estrelas. Enquanto, na pista, os últimos preparativos são feitos na estrutura e nos karts, os pilotos já começaram a desembarcar em Penha (SC) com um objetivo comum: vencer o grande evento que abre a temporada 2014 do automobilismo de pista e figurar em uma galeria de campeões que inclui Michael Schumacher, Felipe Massa e Rubens Barrichello.

A maior parte dos 25 pilotos iniciou carreira no kartismo (exceto casos raros como Bruno Senna, que começou direto nos fórmulas, e Luiz Razia, que iniciou a carreira na terra como piloto de autocross). “Será uma grande disputa, como em todos os anos, na qual o clima de confraternização acaba quando entramos na pista”, conta Ricardo Zonta, ex-piloto de F-1 e atual vencedor da Corrida do Milhão da Stock Car. O paranaense espera manter a boa fase com um bom resultado no Desafio.

Um grande craque na sua época de kartismo, Luciano Burti é um dos que agendaram testes particulares para chegar afiado no evento: “Para você ter uma ideia, essa semana eu me programei para ir a Interlagos e dar umas voltas, porque minha última experiência de kart havia sido no Desafio das Estrelas do ano passado. É mais ou menos como andar de bicicleta, você nunca perde a mão, mas é importante chegar bem preparado. Principalmente porque há caras que pilotam karts o ano inteiro, como o Rubinho [Barrichello], por exemplo.”

Quem endossa as palavras de Burti é o atual campeão da F-Truck, Beto Monteiro. “O nível de competitividade dessa prova é absurdamente alto. Tanto que fui ao pódio na corrida do ano passado e não será surpresa nenhuma se nem conseguir ficar entre os dez desta vez”, conta. Já Bia Figueiredo, única mulher a correr (e ganhar uma bateria) no Desafio, espera repetir a dose. “E porque não sonhar novamente com a vitória como em 2010? Espero que possa surpreender novamente”, conta a piloto, que completou 20 anos de carreira no ano passado.

Por fim, quem nunca correu o Desafio sempre sonha com a primeira vez. E 2014 será a grande chance de Luiz Razia, vice-campeão da GP2 em 2012, que não conseguiu correr na última edição. “Fiquei muito feliz com o convite do Felipe (Massa). Em 2013 não pude participar por compromissos profissionais, mas este ano deu tudo certo. O evento sem dúvida marca a abertura da temporada do automobilismo brasileiro”, conclui.

Todos esses e muitos outros pilotos entram na pista pela primeira vez nesta sexta-feira, para dois treinos: o warm up e o treino livre inicial, ambos marcados para o período noturno. Confira a lista completa de participantes:

Felipe Massa (BRA/ F-1)
Jules Bianchi (FRA/F-1)
Sebastien Buemi (SUI/WEC)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Superstars Series)
Felipe Nasr (BRA/GP2)
Lucas di Grassi (BRA/WEC)
Bruno Senna (BRA/WEC)
Bia Figueiredo (BRA/Indy)
João Paulo de Oliveira (BRA/Super GT)
Nelsinho Piquet (BRA/NASCAR)
Augusto Farfus Jr. (BRA/DTM)
Pietro Fittipaldi (BRA/F-4)
Rubens Barrichello (BRA/Stock Car)
Popó Bueno (BRA/Stock Car)
Luciano Burti (BRA/Stock Car)
Ricardo Zonta (BRA/Stock Car)
Antonio Pizzonia (BRA/Stock Car)
Allam Khodair (BRA/Stock Car)
Daniel Serra (BRA/Stock Car)
Valdeno Brito (BRA/Stock Car)
Julio Campos (BRA/Stock Car)
Ricardo Mauricio (BRA/Stock Car)
Luiz Razia (BRA/GT Open)
Felipe Giaffone (BRA/F-Truck)
Beto Monteiro (BRA/F-Truck)

Sobre o Desafio das Estrelas – Marcada para acontecer entre os dias 10, 11 e 12 de janeiro no Kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC), a nona edição do Desafio Internacional das Estrelas é realizada pela RM Eventos e pela XYZ Live, com patrocínio do Governo de Santa Catarina, Fesporte, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Shell V-Power e SKY. Tem co-patrocínio de Mercedes-Benz, MG Pneus e Bombardier e apoio do Parque Beto Carrero World, Embraed, Almeida Junior, Instituto Ayrton Senna e CBA.

Como comprar ingressos – As entradas podem ser adquiridas pela internet ou em endereços físicos. Na internet, basta acessar o site da Blue Ticket (http://www.blueticket.com.br/9186/Desafio-Internacional-das-Estrelas-Penha-SC). Para quem prefere ir diretamente a uma loja, os ingressos estão disponíveis em pontos de venda nas concessionárias Honda Tonicenter e no escritório do Desafio das Estrelas no kartódromo do Parque Beto Carrero World Confira. Veja onde encontrar:

Itajaí: Rua Tijucas, 504 – Centro – (47) 2104.6666
Balneário Camboriú: Av. Alvin Bauer, 707 – Centro – (47) 3367.2689
Penha: Av. Nereu Ramos, 473- Centro – (47) 3345.0559
Piçarras: Av. Nereu Ramos, 222- Centro – (47) 3345.0202

Mais informações: http://desafiodasestrelas.com.br/ingressos.aspx

Campeões – Daniel Serra (Brasil, 2005), Felipe Massa (Brasil, 2006), Michael Schumacher (Alemanha, 2007 e 2009), Rubens Barrichello (Brasil, 2008), Lucas di Grassi (Brasil, 2010), Jaime Alguersuari (Espanha, 2011) e Jules Bianchi (França, 2012/13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *