Endurance: Cada volta vale um ponto

Sistema diferenciado para 2010 traz dois tipos de pontuação: um por posição final e outro, por volta completada. E haja volta no Endurance…

Uma das principais novidades, senão a maior, do Campeonato Brasileiro de Endurance, é a pontuação. Conforme os pilotos vão rodando na pista durante a prova, eles vão contando pontos que podem fazer uma grande diferença na classificação final do campeonato.
Com o objetivo de valorizar a resistência dos carros e a qualidade do trabalho das equipes, cada volta completada valerá um ponto. Como as corridas no Brasileiro de Endurance têm pelo menos três horas, a quantidade de pontos que um carro pode somar só em terminar uma corrida pode ser no mínimo 200.
A pontuação normal também será um caso a parte: cada uma das quatro categorias (GTP – FIA GT2 e Protótipos, SPL – Protótipos Light, GTB – GT Brasil, e STC – Silhouette e Carros de Turismo) terá uma classificação autônoma, onde os 15 primeiros pontuam e o vencedor ganha 1.500 pontos, 300 a mais que o segundo. No entanto, cada divisão receberá a pontuação ao fim da prova se houver a quantia mínima de seis carros largando e três chegando. 
Caso contrário, a categoria com menos carros que o permitido será acomodada em outra divisão: os carros da SPL pontuariam na GTP; já a STC fará parte da GTB. Caso aconteça na GTB, seus carros pontuarão na GTP e, por ser a divisão mais forte, a GTP não se unirá a nenhuma outra divisão: seus competidores não receberão pontos.
Será permitido o descarte do pior resultado, e, em caso de empate na classificação, serão usados os seguintes critérios para definir o campeão: maior quantidade de vitórias, segundos lugares, terceiros lugares, pole positions, voltas mais rápidas e voltas na liderança, nesta ordem. Se os competidores permanecerem empatados, o título será dividido. Além disso, um piloto que trocar de categoria não poderá levar seus pontos junto.
Os primeiros pontos do Campeonato Brasileiro de Endurance serão distribuídos neste fim de semana, quando acontece a primeira etapa da temporada, os 500 km de Tarumã, no domingo (18 de abril), com largada às 11h30. Speed Channel exibirá a prova dentro da sua programação.
Confira a tabela de pontuação do Campeonato de Endurance:
1º lugar, 1.500 pontos;
2º lugar, 1.200;
3º lugar, 1.000;
4º lugar, 900;
5º lugar, 800;
6º lugar, 700;
7º lugar, 600;
8º lugar, 500;
9º lugar, 400;
10º lugar, 350;
11º lugar, 300;
12º lugar, 250;
13º lugar, 200;
14º lugar, 150
15º lugar, 100.
 Além disso, cada carro receberá um ponto por volta completada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *