Endurance: Grande surpresa na pista: Ford leva Mustang FR500GT para o treino coletivo da GT3 em Monza

Para deleite os fãs do modelo no País, este descendente da linhagem dos chamados muscle cars é mais um que pode vir ao Brasil.

Quando todos esperavam a participação do Ford GT, modelo que remete ao lendário GT40, grande vencedor das corridas de Endurance da década de 60, a empresa norte-americana surpreendeu a todos e inscreveu para os testes que se iniciam hoje (22) em Monza o novíssimo Mustang FR500GT (FR de Ford Racing). Comitiva de pilotos que participará da GT3 no Brasil está presente.

Uma comitiva de pilotos brasileiros que devem participar do novo campeonato de GT3 que será instalado no país a partir de meados do ano está acompanhando os dois primeiros dias de treinos do Campeonato Europeu da categoria, que se realizam hoje e amanhã (22 e 23) na pista italiana de Monza. Com os boxes abrigando modelos sensacionais – como Aston Martin DBRS9, Corvette Z06R GT3, Ferrari F430 GT3, Jaguar XKR GT3, Lamborghini Gallardo GT3 e Porsche 997 GT3 Cup – o circo da categoria foi surpreendido pela Ford, empresa que passa a investir pesado no sucesso da GT3 no automobilismo internacional. Ao invés de trazer o anunciado e badalado Ford GT, a empresa apareceu com um Mustang FR500GT, modelo da linhagem dos muscle cars norte-americanos que também conta com uma legião de fãs em todo o mundo.

A expectativa de todos era assistir à estréia do Ford GT, recém homologado pela FIA ― Federação Internacional do Automóvel. O modelo era um dos carros mais esperados juntamente com o Jaguar XKR GT3, para mostrar seu potencial no “retorno” às pistas de corrida. Mas qual não foi a surpresa geral quando a lista de carros inscritos foi divulgada em Monza e trazia um Mustang FR500GT entre os participantes. O carro, que foi inscrito pela equipe inglesa Multimatic Motorsports, deverá ser pilotado pelo canadense Scott Maxwell e criou uma grande expectativa entre todos que aguardavam o início dos testes oficiais.

Os testes de hoje e amanhã visam avançar na equalização do desempenho dos modelos, ponto vital no incrível sucesso da GT3 Européia já em seu primeiro ano (2006), quando registrou média superior a 40 carros inscritos por corrida. Grande estreante de 2007 ao lado dos Ford GT e, provavelmente, o Mustang FR500GT, o Jaguar XKR GT3 passará por uma pré-avaliação nesses testes e será pilotado pelo experiente inglês Andy Wallace. Outros modelos confirmados para os testes em Monza são Ascari KZ1R (3), Aston Martin DBRS9 (2), Corvette Z06R GT3 (2), Ferrari F430 GT3 (1), Jaguar XKR GT3 (1), Mustang FR500GT (1), Lamborghini Gallardo GT3 (1) e Porsche 997 GT3 Cup (2).

A comitiva de pilotos brasileiros é composta por oito competidores, sob coordenação do paulista Walter Derani. Seu objetivo ao assistir os testes é conhecer as estruturas de equipes, os carros, ajustes de regulamento, escolher os modelos que pilotarão no Brasil e, se possível, fazer um rápido test drive no seu modelo de preferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *