Endurance: Protótipo MRX bate Ferrari na briga pela pole em Tarumã

Juliano Moro e Christian Castro saem na frente de Chico Longo e Daniel Serra na prova de 500 km, que acontece neste domingo.

O protótipo MRX levou a melhor sobre a Ferrari F430 na classificação para os 500 km de Tarumã, etapa que abre a temporada 2010 do Campeonato Brasileiro de Endurance. A equipe gaúcha de Juliano Moro e Christian Castro partirá da pole position na corrida deste domingo.
A dupla foi a única a andar abaixo de um minuto nos 3.016 metros do lendário circuito localizado em Viamão (RS), cravando o melhor tempo em 59s069, enquanto a “macchina” italiana de Chico Longo e Daniel Serra registrou a marca de 1:00.654. “Só tenho que agradecer aos mecânicos e as pessoas que ajudaram no trabalho do carro”, disse Juliano.Â
“Preparamos o carro em duas madrugadas, já que a empresa vem se dedicando 100% a um outro projeto. Agora é preparar para a corrida, porque a pole position não vence corrida. Isso temos que definir amanhã só na quadriculada, que acontecerá depois de longas 3h30”, continuou o piloto, campeão da Fórmula 3 sul-americana de 2001.
Para a corrida deste domingo, prevista para acontecer com tempo bom e temperaturas acima dos 25ºC, Moro acredita que Longo e Serra serão, mesmo, seus principais concorrentes. “Acho que o duelo vai ser mesmo entre os dois carros. Tanto eles como nós podemos tirar muito do carro na corrida. Temos muito potencial, mas eles também.”
Contudo, o parceiro de Christian Castro aposta na cautela durante as 166 voltas previstas para a prova. “Não tem como fazer coisas impossÁ­veis, pois a corrida é longa e, se você desgastar o equipamento logo no inÁ­cio, acaba virando mais lento depois. É praticamente matemática: a conta tem de fechar. Precisamos saber andar nesse tempo todo poupando o carro e sabendo a hora certa de acelerar. O nosso diferencial é que o MRX é mais econÁ´mico e paramos menos”, completou.
A segunda fila no circuito gaúcho será formada pelo protótipo Tubarão, de Geciel de Andrade/Bruno Justo, e o Tornado de Luiz Crestani, respectivamente. Carlos Benedetti/Irineu Camargo e Guaracy Costa/Odilon Menezes, ambos com protótipos Spyder, completam os seis primeiros do grid, composto por 24 carros.
A prova que dá o pontapé inicial ao Campeonato Brasileiro de Endurance está marcada para as 11h38 (de BrasÁ­lia) de amanhã. Quem não puder comparecer ao circuito de Tarumã poderá ver um compacto com os melhores momentos da corrida de 500 km no canal por assinatura Speed Channel. O Brasileiro de Endurance é administrado pela SRO Latin America, que ganhou o direito de organizar o campeonato a partir desta temporada.
Grid de largada:
1°. Juliano Moro/Christian Castro (MRX)*
2°. Daniel Serra/Chico Longo (Ferrari)*
3°. Geciel de Andrade/Bruno Justo (Tubarão)*
4°. Luiz Crestani (Tornado)
5°. Carlos Benedetti/Irineu Camargo (Spyder)*
6°. Guaracy Costa/Odilon Menezes (Spyder)
7°. Sidney Toigo/Alexsandro Rosa (MCR)
8°. Wagner Amorim (Spyder)Â
9°. José Carlos Rossi/Fernando Mello (Spyder)
10°. Carlos Steyer/Rogério Pretto/Paulo Poeta (Maserati)
11°. Alexandre Finardi/Nelson Silva Jr. (Spyder)*
12°. Herberto Heinen/Eduardo Heinen (S10)
13°. Nilson Cintra/José Ribeiro (Volkswagen Fusca)
14°. Ricardo Landi/João Carlos de Andrade (Volvo)*
15°. Délcio Dorneles/Vineton Zambom/Marcelo Dornelles (Volkswagen Gol)
16°. Geraldo Sermann/Algacir Sermann (Volkswagen Gol)*
17°. Rodrigo Gonçalves/Fabricio Colla (Ford Ka)*
18°. Márcio Martins (Volkswagen Gol)
19°. Pedro Avila/Diogo Bottaro (Chevrolet Corsa)
20°. Isadora Diehl/Airton Diehl (Fiat Stilo)
21°. Alexandre Silveira (Mercedes SLK)
22°. Felipe Roso/VinÁ­cius Roso (Tango)*
23°. Juarez Terres (Volkswagen Gol)
24°. Wagner dos Santos (Chevrolet Chevette)
* – Carros inscritos para disputar o Brasileiro de Endurance