Endurance: Treinos para o Brasileiro de Endurance começam sexta-feira em Londrina

O Automóvel Clube do Café e a Federação Paranaense de Automobilismo divulgaram hoje a programação completa da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance, que acontece domingo no Autódromo Internacional de Londrina. Além da prova “3 Horas de Londrina”, cujos treinos oficiais serão iniciados na sexta-feira, o programa do final de semana é completado com a disputa de mais uma rodada do Campeonato Metropolitano das modalidades Marcas e Speed 1600, com treinos livres a partir de quinta-feira. A largada da prova principal está marcada para as 12h30 de domingo.

O Campeonato Brasileiro de Endurance é disputado por veículos agrupados em quatro grupos, sendo que aquele onde os carros apresentam desempenho mais elevado reúne modelos das categorias protótipos FIA com motores até 2.000 cm³; protótipos nacionais com motor acima 2.000 cm³, modelos FIA GT2 e GT3 e turismo especial com motor turbo-alimentado. A disputa entre os ponteiros deste grupo – as duplas Chico Longo e Daniel Serra e Juliano Moro e Christian Castro -, ilustra bem a briga entre tecnologias tão diferentes quanto a Ferrari 430 GT2 dos paulistas e o protótipo MRC-Audi dos gaúchos.

Nos demais grupos repetem-se a variedade de soluções mecânicas que envolvem desde protótipos bipostos de fabricação nacional e automóveis de turismo e grã-turismo com vários níveis de preparação. O grande número de modelos e motorizações utilizadas geram disputas interessantes e trazem de volta o espírito das grandes provas de resistência que marcaram as provas dos anos 1960/1970: nessa época era comum equipes serem formadas por grupos de amigos apaixonados por automobilismo.

Entre as duplas locais destaque para a equipe Paranamotor, que inscreveu a dupla formada por José Roberto Ramos e Maicom Tumiate, campeões brasileiros de 2007 do Grupo III e que vão alinhar com o mesmo protótipo Spyder que conduziram ao segundo lugar, na categoria, na prova de Tarumã. Também merece ser citado o trabalho de Marcio Lima e Cesar Bonilha que equiparam seu protótipo com um motor capaz de produzir 300 CV, modificação que deixa ambos confiantes em melhorar substancialmente os tempos da dupla no traçado de Londrina, pista que mede 3.145 metros.

Conheça as categorias do Brasileiro de Endurance:

Grupo I: Sport Protótipos FIA até 2000 cm³; Protótipo Nacional acima de 2000 cm³ com turbo-alimentador; FIA GT2/GT3; Turismo Especial turbo-alimentador.

Grupo II: Turismo Especial Força Livre acima de 2000 cm³; Veículos Turismo até 2000 cm³ com turbo-alimentador.

Grupo III: Protótipo 2000cc.

Grupo IV: Grã-Turismo até 2000cc; Veículos Turismo Força Livre até 2000cc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *