ETCC: James Thompson leva a taça em Braga

O inglês James Thompson, num Honda Accord Euro R da Hartmann Honda Racing, conquistou no domingo (25/10), em Braga, Portugal, o FIA European Touring Car Cup.

O húngaro Norbert Michelisz, num SEAT Leon TDI da SEAT Sport, largou na pole-position para a primeira prova, vencendo de ponta a ponta. O alemão Franz Engstler, num BMW 320si da Liqui Moly Team Engstler, terminou em 2º, seguido por Thompson.

Com a pista molhada, todos os carros começaram a corrida com pneus de chuva. Com a pista secando rapidamente Michelisz suportou a pressão de Engstler, cruzando a linha de chegada, apos 17 voltas, com 0s442 de vantagem.

Thompson venceu a segunda prova, com Engstler novamente em 2º. O sueco Tomas EngstrÁ¶m, num Honda Accord Euro R da EngstrÁ¶m Motorsport, completou o pódio.

Na largada, após uma confusão, Thompson caiu para a 8ª posição. O inglês foi ganhando posições, beneficiado por rodadas e abandonos, alcançando a terceira posição na 8ª volta. Três voltas depois, com uma ultrapassagem sobre Englster, Thompson alcançou o segundo lugar.

Thompson passou a pressionar o seu compatriota Harry Vaulkhard, num Chevrolet Lacetti da Bamboo Engineering, que acabou saindo da pista na primeira curva da 12ª volta, caindo para 6º.

Michelisz, usando pneus de chuva, com a pista praticamente seca, terminou em 5º.

O sistema de pontuação usado foi o mesmo da F-1, com os oito primeiros pontuando. Thompson e Engstler terminaram empatados na Classe Super 2000, a principal, com 16 pontos, com o inglês levando o tÁ­tulo pela vitória na segunda prova. Michelisz foi o 3º, com 14 pontos.

Pela Classe Super Production, o letão Marcis Birkens, que venceu as duas provas, levou a taça com 20 pontos.

Ášnico competidor da Classe Super 1600, o alemão Carsten Seifert foi o campeão.

A Grã-Bretanha levou o tÁ­tulo entre as nações com 23 pontos.

Final, prova 1:

1 – Norbert Michelisz (SEAT Leon) – Seat – 17 voltas em 25m54s375
2 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 0.442
3 – James Thompson (Honda Accord Euro R) – Hartmann – 3.683
4 – Michel Nykjaer (Chevrolet Lacetti) – Maurer – 10.283
5 – Harry Vaulkhard (Chevrolet Lacetti) – Bamboo – 20.927
6 – Jose Monroy (Chevrolet Lacetti) – Maurer – 34.125
7 – Francisco Carvalho (SEAT Leon) – Veloso – 53.270
8 – Duarte Felix Da Costa (Chevrolet Lacetti) – Bamboo – 57.518
9 – Tomas Engstrom (Honda Accord Euro R) – Engstrom – 1:07.001
10 – Urmas Kitsing (BMW 320si) – Engstler – 1:07.355
11 – Marcis Birkens (Honda Civic Type-R) – Av – 1 volta
12 – Michail Zasadych (BMW 320 E46) – SportGarage – 1 volta
13 – Carsten Seifert (Ford Fiesta ST) – NK – 1 volta
14 – Nikolay Karamishev (Volkswagen Golf IV) – SportGarage – 3 voltas

Volta mais rápida – Norbert Michelisz 1:29.731

Abandonos:

Per Poulsen  (Honda Accord Euro R) – Hartmann – 4 voltas

Final, prova 2:

1 – James Thompson (Honda Accord Euro R) – Hartmann – 17 voltas em 24m57s638
2 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 2.756
3 – Tomas Engstrom (Honda Accord Euro R) – Engstrom – 5.995
4 – Francisco Carvalho (SEAT Leon) – Veloso – 10.666
5 – Norbert Michelisz ( SEAT Leon) – Seat – 26.941
6 – Harry Vaulkhard (Chevrolet Lacetti) – Bamboo – 27.815
7 – Duarte Felix Da Costa (Chevrolet Lacetti) – Bamboo – 36.600
8 – Per Poulsen  (Honda Accord Euro R) – Hartmann – 44.736
9 – Marcis Birkens (Honda Civic Type-R) – Av – 1 volta
10 – Carsten Seifert (Ford Fiesta ST) – NK – 1 volta
11 – Michail Zasadych (BMW 320 E46) – SportGarage – 1 volta

Volta mais rápida – Franz Engstler – 1:25.375

Abandonos:
Urmas Kitsing (BMW 320si) – Engstler – 11 voltas
Jose Monroy (Chevrolet Lacetti) – Maurer – 6 voltas
Nikolay Karamishev (Volkswagen Golf IV) – SportGarage – 3 voltas
Michel Nykjaer (Chevrolet Lacetti) – Maurer – 2 voltas