F-3 Sulamericana: Piloto goiano completa 22,5 corridas em oito dias

Programação era percorrer o equivalente a 30 provas em duas semanas, mas trabalho teve várias interrupções. Mesmo assim, foram completados mais de 1.800 quilômetros em Brasília.

O piloto goiano Rodolpho Santos (Neo Química/Wurth/Palu Suisse) concentrou praticamente toda a programação de sua pré-temporada de testes em apenas oito dias de treinos intensos no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, onde será realizada a próxima rodada dupla do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3, nos dias 14 e 15 de junho. Santos, que compete pela equipe Amir Nasr Racing, pretendia percorrer o equivalente a 30 mil quilômetros de testes em 14 dias, mas devido a várias interrupções no programa o jovem goiano terminou os testes com 1.800 quilômetros rodados com seu Dallara F301/Berta em oito dias de trabalho.


“Isso equivale ao percurso de 22,5 corridas de F-3”, conta o piloto. “Não andamos mais por vários motivos, mas mesmo assim acho que nos preparamos bem. Essa programação deveria ter sido feita antes do início da temporada, mas não foi possível. Disputei as primeiras quatro provas do ano sem treinar, mas acho que a partir de agora eu e a minha equipe estamos muito bem. Acho que podemos pensar em brigar pelo pódio nas duas provas de Brasília” conta o piloto goiano


As provas do final de semana correspondem à quinta e sexta etapas da temporada. Os testes realizados por Santos foram concentrados nas duas semanas que antecederam o dia quatro de junho, sexta-feira passada. Segundo o piloto goiano, durante os testes sua equipe encontrou alguns problemas no carro que, até então, não haviam sido identificados justamente pela falta de oportunidade de realizar testes. “O automobilismo vive de trabalho e pesquisa de acerto dos carros. E nós não estávamos tendo isso”, observa o piloto da Neo Química/Wurth/Palu Suisse. “Considero que nosso carro, agora, chegou a um nível de acerto muito bom. Então acho que temos todos os motivos para termos otimismo em relação ao próximo fim de semana”.


O piloto goiano e sua equipe concentraram esforços em simulações de tomadas de tempo e percursos completos de corrida, sempre com foco nos principais sistemas do carro: suspensão, motor, aerodinâmica e eletrônica. “Testamos diversas combinações de acerto, revisamos tudo, desmontamos e remontamos tudo. Cada pequeno detalhe fará diferença no fim de semana”, explica Rodolpho Santos.


Confira a programação da Fórmula 3 em Brasília:


SEXTA-FEIRA (13/6)
09h20 – 09h50: 1º treino livre
12h00 – 12h30: 2º treino livre
14h40 – 15h10: Treino Classificatório – 5ª etapa


 


SÁBADO (14/6)
09h40 – 10h10: Treino Classificatório – 6ª etapa
12h58: largada 5ª etapa


 


DOMINGO (15/6)
09h28: largada 6ª etapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *