F-3000 Masters: Razia estréia com vitória na Europa

Em sua primeira corrida fora da América do Sul, piloto brasileiro ganhou de forma dramática a 13ª etapa da temporada, neste sábado, em Portugal.

O piloto brasileiro Luiz Razia (Razia Sports / Cia Athletica), vice-líder e maior vencedor da temporada de 2006 da Fórmula 3 Sul-Americana, estreou com vitória no automobilismo europeu neste sábado, no Autódromo de Estoril, em Portugal. Ele foi o grande destaque da 13ª etapa da F-3000 Masters ao vencer praticamente de ponta a ponta sua primeira corrida no Campeonato Europeu da categoria, que até a criação da GP2 era considerada a porta de entrada para a Fórmula 1.


 


Razia largou na terceira posição e logo no início da prova assumiu a ponta ao superar os italianos Giovanni Tedeschi e Luca Persiani. Por causa da chuva, que havia caído no início do dia na região do Estoril, a prova começou com pista molhada, mas somente alguns pilotos, entre eles Razia, optaram por largar com pneus de chuva. A aposta se mostrou correta em um primeiro momento, já que Razia e Persiani conseguiram abrir vantagem para o segundo pelotão, mas quase tirou do brasileiro sua primeira vitória na Europa. Na parte final da corrida, os pilotos que haviam largado com pneus slick passaram a descontar a diferença para os líderes, o que levou a prova a um final dramático.


 


“Meu objetivo ao disputar as etapas deste fim de semana era apenas o de adquirir experiência para o ano que vem, mas como eu havia feito bons treinos, passei a sonhar com o pódio. Ter chegado à vitória, no entanto, foi realmente surpreendente e estou muito feliz” declarou Razia, que havia pilotado pela primeira vez o monoposto de 45º hp da Charouz Racing Team apenas um dia antes da vitória.


 


“Creio que me adaptei rapidamente ao carro, que é bem mais potente que o meu Fórmula 3 do Campeonato Sul-Americano, e também ao circuito do Estoril. Também gosto muito de pilotar na chuva e o fato da pista estar molhada no início me favoreceu, porque consegui abrir certa vantagem. Mas depois, tudo o que eu queria era ver logo a bandeira quadriculada e o Tedeschi chegou muito perto do meu carro”, completo o brasileiro. 


 


Razia cruzou a linha de chegada com uma vantagem de apenas 1s255 para o segundo colocado, e foi o único entre os pilotos que largaram com pneus de chuva que conseguiu manter-se competitivo quando a pista secou. O italiano Luca Persiani, que havia adotado a mesma estratégia do brasileiro e foi segundo durante boa parte da prova, terminou em sexto. Com esse resultado, ele marcou mais três pontos no campeonato e se manteve na disputa pelo título com o tcheco Jan Charouz, que abandonou na quinta volta.


 


A Fórmula 3000 Masters terá outra corrida neste sábado. O grid de largada para esta prova será formado a partir do resultado da primeira bateria, mas terá os oito primeiros colocados em posições invertidas – o que colocará Razia no final da quarta fila. Neste domingo haverá mais duas corridas, que encerram o campeonato de 2006. Na primeira delas, o piloto brasileiro sai em segundo lugar. O resultado completo da 13ª etapa da F-3000 Masters é o seguinte:


1) Luiz Razia (Charouz), 17 voltas em 31min21s989
2) Giovanni Tedeschi (ProMotorsport), a 1s255
3) Marcello Puglisi (ProMotorsport), a 7s614
4) Tor Graves (ADM), a 14s551
5) Davide Di Benedetto (ProMotorsport), a 14s860
6) Luca Persiani (ADM), a 15s009
7) Michele Merendino (Famà), a 20s901
8) Giandomenico Sposito (Fama), a 53s014
9) Jean De Pourtales (Fama), a 1 volta
10) Emilio De Villota (JR), a 2 voltas


 


Abandonaram:


11) Massimo Torre, a 7 voltas
12) Kristian Ghedian, a 8 voltas
13) Dominik Schraml, a 10 voltas
14) Jan Charouz, a 12 voltas


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *