F-Atlantic: Dirani assina com equipe campeã para a temporada 2006

O brasileiro Danilo Dirani (Funcional Card / Perkons), de 23 anos, será piloto da equipe Condor Motorsports na temporada 2006 da Champ Car Atlantic.


O acordo foi selado no início desta semana e nesta terça e quarta-feira (dias 21 e 22) ele participará dos testes coletivos da categoria, no Califórnia Speedway, nos Estados Unidos. A equipe é a atual campeã da categoria.

Um dos destaques da Fórmula 3 Inglesa em 2005, Dirani teve a chance de correr na América do Norte, após um teste no início deste mês, em Buttonwillow, na Califórnia, onde surpreendeu os chefes das equipes, registrando o melhor tempo da pista, com 57s01.

“Estou muito contente com essa nova fase da minha carreira”, comentou Dirani, que segue participando do programa de jovens pilotos da equipe Honda na Fórmula 1. A mudança para os Estados Unidos teve o apoio dos membros da escuderia, especialmente do diretor esportivo e ex-piloto Gil de Ferran, que conquistou grande sucesso no automobilismo norte-americano.

Nos testes que realizou em Buttonwillow, Dirani ainda andou com o carro de 2005. Nesta temporada, haverá mudanças e o motor passará a ter cerca de 300 cavalos de potência. “É bom estar correndo por uma equipe campeã, mas como o carro vai mudar para esse ano, todos estarão começando do zero e algumas equipes podem melhorar. No entanto, é sempre bom saber que você conta com uma equipe que tem competência para ganhar campeonatos”, continuou Dirani.

Apesar de não conhecer as pistas, que farão parte do calendário, o brasileiro está confiante. “Claro que os pilotos que estão hoje na Atlantic vêm de outras categorias de base e já conhecem as pistas. Mas eu já vivi essa situação na Fórmula 3 Sul-americana e na Fórmula 3 Inglesa e o importante é saber aproveitar bem os treinos para pegar logo a mão do circuito e depois se preocupar apenas com o acerto do carro”, finalizou.

Dirani chegou a negociar com outras categorias na Europa, mas os custos do automobilismo europeu se mostraram muito mais altos. O prêmio de 2 milhões de dólares oferecido na Atlantic também motivou a escolha do piloto, já que pode ser um valor importante para o seu futuro no automobilismo.


Disputada sempre como corridas preliminares da Champ Car (Fórmula Mundial), a Fórmula Atlantic foi porta de entrada de vários pilotos no automobilismo, como Gilles Villeneuve e Bobby Rahal, além de Michael Andretti e Jimmy Vasser. Jacques Villeneuve e Keke Rosberg, campeões na Fórmula 1, também passaram pela categoria.

A temporada da Atlantic tem 12 etapas nos Estados Unidos, Canadá e México. Em 2006, a abertura do campeonato será em Long Beach, no dia 9 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *