F-BMW: Giancarlo Vilarinho assina com equipe campeã na próxima semana

Contrato prevê um ano de testes para o piloto brasileiro, que pretende estrear na categoria em 2008, quando deixar definitivamente o kart.



Foram quatro temporadas completas no kartismo, rendendo resultados de destaque como o vice-campeonato da Copa Brasil de Kart e boas atuações em competições regionais, nacionais e até mesmo internacionais da modalidade. Uma trajetória que faz Giancarlo Vilarinho, de 14 anos, sonhar um pouco mais alto. Na próxima semana ele estará em Indianápolis, nos Estados Unidos, assinando contrato com a Euro International, equipe campeã da Fórmula BMW Norte-Americana na temporada passada. O acordo é de longo prazo. O piloto brasileiro fará um intenso programa de testes neste ano, preparando sua estréia na categoria para 2008, quando terá a idade mínima necessária para competir.


 


O planejamento permite a Giancarlo Vilarinho ganhar experiência com o equipamento, preparado especialmente para receber pilotos que têm os primeiros contatos com o automobilismo, logo depois da passagem pelo kart. A categoria está presente nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Alemanha e na Ásia e vem se tornando a principal porta de entrada para jovens competidores no esporte a motor. Recentemente, em suas versões européias, revelou nomes como Nico Rosberg, Christian Klien, Adrian Sutil e Sebastian Vettel para a Fórmula 1. Mesmo dedicado aos treinos na F-BMW Norte-Americana, por enquanto o piloto terá tempo para seguir correndo de kart no Brasil.


 


E a classe escolhida para a última temporada no kartismo também serve de preparação para 2008. É a Shifter, que possui karts equipados com marchas e tem sido bastante procurada por pilotos que estão começando no automobilismo, ou mesmo por aqueles que já estão em estágio avançado na carreira mas pretendem manter a forma com um equipamento de ponta. Desde que não haja coincidência de datas com os treinos da Fórmula BMW Norte-Americana, ele ainda pretende andar no Campeonato Paulista Light de Kart e no Campeonato Brasileiro de Kart.


 


“É uma nova fase que está começando na minha carreira e tenho certeza que será um ano de muito aprendizado. O carro da Fórmula BMW Norte-Americana é feito para pilotos que estão deixando o kart, então os treinos que farei ao longo da temporada vão me ajudar bastante, principalmente porque estarei mais bem preparado no meu ano de estréia, em 2008”, afirma Giancarlo Vilarinho. O trabalho com a equipe vai começar com uma sessão de testes no início de março. Antes, no começo de janeiro, ele teve sua primeira experiência com um carro da F-BMW Norte-Americana, na equipe chefiada por Mario Haberfeld.


 


“Andei apenas um dia, mas pude conhecer a equipe, a estrutura da F-BMW e principalmente o carro. É tudo muito diferente do kart, a comunicação com os engenheiros é mais profunda e existe a necessidade de trabalhar o tempo todo com a telemetria”, analisa Giancarlo Vilarinho. O programa de testes para esta temporada só não foi fechado com a Haberfeld & Walker Racing porque o time ainda não definiu seu futuro dentro da categoria. De qualquer forma, a Euro International foi também uma indicação do próprio Mario Haberfeld, em parceria com seu coordenador de projetos, Paulo Carcasci.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *