F-BMW: Giancarlo Vilarinho disputa preliminar da Fórmula 1 em Cingapura

Etapa válida pela Fórmula BMW Pacífico terá participação do campeão e do vice da Fórmula BMW Americana

A preliminar do GP de Cingapura de Fórmula 1, que será disputado no dia 27 de setembro, terá a participação de Giancarlo Vilarinho, representante brasileiro com o maior número de vitórias no exterior em 2009. Atual vice-campeão da Fórmula BMW Americana, ele foi convidado pela equipe, a EuroInternational, para disputar a rodada dupla do fim de semana cingapuriano, válida pela Fórmula BMW Pacífico.

“O calendário da Fórmula BMW Americana não teve nenhuma corrida em conjunto com a Fórmula 1 em 2009. Então, estou muito feliz por poder participar destas duas provas da Fórmula BMW Pacífico, justamente numa etapa tão especial como Cingapura”, afirma o piloto, de 17 anos de idade. Ele se tornará o primeiro e único brasileiro a disputar corridas em todas as séries da categoria de base espalhadas pelo mundo.

Além de competir regularmente pela Fórmula BMW Americana, ele já fez seis corridas especiais na Fórmula BMW Européia em 2008 e, agora, estreia na Fórmula BMW Pacífico. Esta participação na preliminar do GP de Cingapura de Fórmula 1 marca o fim da trajetória dele pela categoria de base da marca alemã, onde começou a carreira em 2008. “Será um fim de semana muito especial”, reconhece Giancarlo Vilarinho.

Ele já fez testes e confirmou sua passagem para a Fórmula Mazda, nos Estados Unidos, em 2010. “Foram dois anos de muito aprendizado”, acrescenta o piloto, que ganhou sete corridas e fez nove poles em 14 etapas da Fórmula BMW Americana em 2009. “Seria muito legal encerrar este período com vitória justamente numa corrida que integra a programação da Fórmula 1”.

Mas a briga promete ser muito boa: entre os pilotos locais, o favoritismo é do líder do campeonato, o indonésio Rio Haryanto. Ele enfrentará a concorrência não só de Giancarlo Vilarinho, mas também de outros três pilotos da Fórmula BMW Americana que disputarão especialmente esta corrida: o colombiano Gabby Chaves, o norte-americano Michael Lewis e o australiano James Kovacic.

O representante da Fórmula BMW Européia será o britânico Jack Harvey. Presenças que farão das duas corridas de rua de Cingapura uma espécie de “master” das categorias de base promovidas pela montadora alemã – tudo isso diante dos olhos dos chefes de equipe da Fórmula 1. “Para mim, será uma experiência nova por correr numa pista de rua, que é algo que nunca fiz. Ou seja, será um conhecimento muito válido”, comenta Gian.

O manager do piloto, Paulo Carcasci, concorda. “No momento, o foco dele está voltado para o automobilismo norte-americano, onde os resultados e as oportunidades estão aparecendo cada vez mais. De qualquer forma, ele nunca tirou a Fórmula 1 do futuro dele, pelo contrário, o que aumenta a importância desta proximidade”, analisa. A primeira das duas corridas será no sábado (26) às 05h45 e a segunda no domingo (27) às 05h30 no horário brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *