F-BMW: Henrique Martins treina na França e inicia transição do kart para o automobilismo

Piloto paulista, que atualmente disputa a categoria Shifter Kart no Brasil, fará sete dias de testes no mês de julho com um Fórmula BMW da equipe Eifelland-Racing, atual líder do campeonato alemão da categoria com o piloto Jens Klingman.

O piloto paulista Henrique Martins (Grupo Agrenco/Terlogs/Cargonave) dará nas próximas semanas um passo importante rumo a sua estréia no automobilismo internacional, programada para a temporada de 2008. Neste sábado (30/6), ele embarcará para a França onde fará, entre os dias 3 e 13 de julho, sete sessões de testes particulares com um Fórmula BMW da equipe alemã Eifelland-Racing, atual líder do campeonato alemão da categoria com o piloto Jens Klingman e seu provável destino na próxima temporada.

Os treinos, marcados para pistas pouco conhecidas no Brasil, mas muito utilizadas para testes da F-BMW na Europa, representam o primeiro contato do jovem campeão paulista de kart com uma categoria de monopostos, e serão realizados nos circuitos de Paur Arnos (nos dias 3, 4 e 5), Mas Du Clos (nos dias 9 e 10) e Ceram Mortefontaine (nos dias 12 e 13).

A passagem do piloto brasileiro do kart para o automobilismo começou a ganhar corpo há pouco mais de um mês, quando ele visitou o paddock da Fórmula BMW Alemã durante a segunda rodada dupla do campeonato, realizada no circuito de Lauzits. A visita marcou o início das negociações com a Eifelland-Racing para os testes do mês de julho, e serviu, também, para que o jovem piloto se ambientasse com a categoria que é seu destino mais provável em 2008.

“Desde que visitei a categoria, a convite do piloto brasileiro Tiago Geronimi, que corre pela Eiffeland neste ano, tenho mantido contato com a equipe para estes primeiros testes, e a oportunidade surgiu na primeira quinzena de julho”, revelou Henrique Martins. “Estou naturalmente um pouco ansioso para acelerar um monoposto pela primeira vez, mas estou tranqüilo porque tive uma boa base no kart e sei que, inevitavelmente, terei que passar por uma nova fase de aprendizado até estar pronto para a estréia no campeonato em 2008”, completou o brasileiro.

Os circuitos de Paul-Arnos, Mas Du Clos e Ceram Mortefontaine são três dos mais usados pelos times da F-BMW para testes no período de pós-temporada, e são vistos pelo brasileiro como ideais para seus primeiros treinos na categoria.

“Como estou conhecendo o equipamento, é importante treinar em pistas onde a equipe tenha um bom acerto, e tenha referências de outros pilotos”, opinou Henrique Martins. “Terei sete dias para conhecer os limites do carro, e acredito que esta será uma ótima oportunidade para que eu comece minha adaptação à categoria, visando a conquista de bons resultados no campeonato de 2008”, acrescentou o brasileiro.

Além de se preparar para a sua primeira temporada no automobilismo, Henrique Martins usará a experiência adquirida nas pistas da França na edição de 2007 do BMW Scholarship, uma espécie de seletiva promovida pela montadora alemã para aspirantes à F-BMW, cuja fase de classificação será realizada entre os dias 8 e 9 de agosto no autódromo de Valência, na Espanha. Os mais bem colocados no turno inicial voltam ao circuito em busca do premio de € 50mil oferecido pela montadora, que deve ser usado na própria categoria em 2008.

Aos 14 anos de idade, Henrique Martins tem se preparado para deixar o kart desde que passou a disputar, em 2006, os campeonatos Paulista e Brasileiro na categoria Shifter – atualmente denominada KZ1 no campeonato estadual –, considerada a que melhor prepara os pilotos para o automobilismo. Ele planeja estrear diretamente em competições internacionais pelo fato de poder competir na Europa a partir dos 15 anos. No Brasil, a idade mínima é 16.

As programação para os primeiros testes do piloto brasileiro Henrique Martins com a equipe Eifelland-Racing na Fórmula BMW Alemã são:

Paur Arnos – 03, 04 e 05 de julho
Mas Du Clos – 09 e 10 de julho
Ceram Mortefontaine – 12 e 13 de julho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *