F-Brasil 2000: Estréia da categoria em Campo Grande promove retorno de jovens talentos Á s pistas

Leonardo Otero, vice-campeão da Fórmula São Paulo no ano passado, foi um dos primeiros a confirmar presença na etapa sul-mato-grossense.

De novo, apenas o nome. A extinta Fórmula Renault, que foi disputada no paÁ­s entre 2002 e 2006 com patrocÁ­nio da montadora francesa, está de volta ao calendário do automobilismo nacional a partir deste fim de semana, sob a alcunha de Fórmula Brasil 2000. A nova categoria, que tem o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, terá a primeira das cinco rodadas duplas programadas para a atual temporada no Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande (MS), com a expectativa de 12 participantes.

Com o mesmo pacote técnico que fez sucesso nas pistas brasileiras nos últimos anos – chassi italiano da marca Tatuus e motor Renault de 2.0 litros e 195 cv -, a nova categoria já começa a promover o retorno de jovens talentos Á s pistas. A lista de participantes inclui nomes como Leonardo Otero (Nacional Sports), vice-campeão da Fórmula São Paulo em 2006, que estava afastado das pistas desde o ano passado.

“O passo natural em minha carreira seria fazer a Fórmula Renault neste ano. Mas, como a categoria não tinha sido confirmada, fiquei sem competir e agora estou tendo uma oportunidade de voltar”, declarou o carioca, que também disputou as duas últimas corridas da história da Fórmula Renault, em Interlagos, em dezembro de 2006.

Leonardo acredita que o fato de estar longe das pistas há cerca de nove meses vá ser um complicador nos primeiros treinos em Campo Grande, mas afirma que os reflexos devem estar recuperados ao longo do fim de semana. O longo tempo longe das pistas, no entanto, é um problema comum a boa parte dos pilotos da F-Brasil, já que a maior parte do grid não estava na ativa desde o fim do ano passado.

“A chegada da Fórmula Brasil 2000 representa um momento importante para o automobilismo nacional. A Fórmula São Paulo e a Fórmula 3 são propostas muito interessantes, cada uma com seu pacote técnico e seus custos, mas a Fórmula Renault estava fazendo falta. Na prática, nada muda. Vamos usar o mesmo carro do ano passado e poderemos dar continuidade a essa fase de aprendizado sem a necessidade de um perÁ­odo maior de adaptação”, acrescentou Otero, que correrá por equipe própria na categoria.

A Fórmula Brasil 2000 está sendo capitaneada por Toninho de Sousa, promotor da Interlagos Eventos e diretor de marketing da Confederação Brasileira de Automobilismo, que programa para este ano a manutenção da prova de gala da extinta F-Renault no Brasil: o GP de Vitória. A corrida está prevista para o dia 9 de setembro nas ruas da capital capixaba. Todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 2000 serão cumpridas em rodada dupla.

Confira o calendário:
Etapas 1 e 2 – Campo Grande – 3 e 4 de agosto
Etapas 3 e 4 – Vitória – 8 e 9 de setembro
Etapas 5 e 6 – Santa Cruz do Sul – 29 e 30 de setembro
Etapas 7 e 8 – Curitiba – 3 e 4 de novembro
Etapas 9 e 10 – São Paulo ou Rio de Janeiro – 1 e 2 de dezembro

Foto: Luca Bassani