GP2 Series: Xandinho aposta no histórico da equipe na Hungria

Definição do grid da 13ª etapa pode ser com pista molhada em Hungaroring.

O excelente acerto básico da Minardi Piquet Sports no circuito de Hungaroring é o maior trunfo de Xandinho Negrão (Medley) para a conquista de uma vaga nas primeiras filas da 13ª etapa da Fórmula GP2 em 2007. Os treinos classificatórios que abrem a rodada dupla do GP da Hungria estão marcados para as 11 horas (BrasÁ­lia) desta sexta-feira, depois da única sessão de ensaios livres com a mesma duração de 30 minutos.

No ano passado, Xandinho terminou em 5º no sábado e escorregou para fora do circuito no asfalto molhado quando liderava a “sprint race” do domingo. A equipe, no entanto, exerceu um domÁ­nio jamais igualado em três anos de história da categoria, no seco e debaixo de chuva: Nelsinho Piquet, então companheiro de Xandinho, foi o mais veloz nos treinos iniciais, cravou a pole, ganhou as duas corridas e registrou as melhores voltas.

“Temos uma ótima receita para esta pista, que praticamente não oferece possibilidades de ultrapassagem, o que aumenta a importância da tomada classificatória”, reconheceu Xandinho, depois de percorrer o traçado de “scooter” junto com o diretor-técnico Felipe Vargas e conhecer as mudanças introduzidas pelos administradores do autódromo a pedido da FIA. “A curva 1 foi repavimentada e há mais áreas de escape em outros trechos. No geral, acho que a segurança aumentou”, disse.

Xandinho já havia pontuado em Hungaroring na temporada de estréia da Fórmula GP2 em 2005, quando chegou em 8º na primeira corrida. Agora, espera se sair ainda melhor do que da última vez. “Na verdade, acho que tinha carro para terminar mais Á  frente, quem sabe em 3º ou 2º, mas falhamos um pouco na estratégia. Mas agora isso não importa. Precisamos trabalhar para evitar a repetição dos erros. Nossa base aqui é boa. Só devemos fazer os ajustes finos, de acordo com as condições de aderência e temperatura da pista, e ainda alguma coisinha na aerodinâmica”, observou.

A exemplo de 2006, são altas as possibilidades de chuva neste fim de semana em Hungaroring, a começar de amanhã. Hoje, durante o reconhecimento do circuito, a temperatura ambiente era de 25 graus e a máxima prevista se aproximaria dos 30. No entanto, a meteorologia antecipava a mudança do tempo para as próximas horas. “De uma forma ou outra, espero que este seja meu melhor fim de semana do ano. Está na hora de encerrar esta má fase”, concluiu Xandinho.