F-Ford: Brasileiro Victor Corrêa larga na pole no Mundial de Fórmula Ford

Piloto mineiro lidera o grid na primeira quarta-de-final do campeonato.

O Brasil saiu na frente no tradicional Festival Mundial de Fórmula Ford. O mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Cooparaiso) conquistou nesta sexta-feira (17/09) a pole position para a primeira quarta-de-final do campeonato que reúne os principais nomes da categoria em todo o mundo. “Estou feliz demais. Para mim é como se fosse um título largar na frente entre tantas feras no campeonato mundial de Fórmula Ford”, afirma o piloto que faz sua primeira temporada no automobilismo europeu. A primeira corrida acontece no sábado (18/09), às 11h10 (horário de Brasília), no renomado Autódromo de Brands Hatch, na Inglaterra.

Com céu aberto e temperatura na casa dos 20 graus, Victor Corrêa dominou completamente a definição do grid de largada. Qualquer uma de suas quatro melhores voltas seria suficiente para lhe dar a primeira colocação. O brasileiro registrou sua melhor passagem em 47s900, mais de um décimo de segundo a frente de seu adversário mais próximo. “O carro está rápido, veio muito bem. Nós mexemos algumas coisas depois dos treinos livres e funcionou muito bem com pneus novos”, explica o titular da Jamun Racing.

A segunda colocação ficou com o australiano Tim Blanchard, campeão em seu país e vice-campeão da Fórmula Ford Inglesa. O experiente holandês Sepp Koster, de 34 anos, que já competiu na Fórmula Toyota Atlantic e foi campeão da Fórmula Ford belga e holandesa na década passada, completa os três primeiros. “Ficar na frente de pilotos vencedores e experientes me dá ainda mais motivação para a seqüência do Festival Mundial”, conta Victor. Estão participando 40 pilotos de 10 países diferentes.

A outra quarta-de-final terá como pole position o holandês Chris Maliepaard, terceiro no campeonato inglês. Também participam do campeonato o norte-irlandês Wayne Boyd, atual campeão inglês de Fórmula Ford, que larga em quinto, o inglês Nick Tandy, atual campeão do Festival, e o dinamarquês Kevin Magnussen, campeão na Dinamarca e filho do ex-piloto de F1 Jan Magnussen, vencedor do torneio mundial em 1992.

O representante de Alfenas – sul de Minas Gerais – agora está focado em conseguir um bom resultado na primeira corrida eliminatória do fim de semana. “Eu estou rápido e confiante. Tenho que fazer uma boa largada, manter minha posição e acelerar. Chegar na frente vai ser fundamental para largar bem na semifinal”, lembra o piloto da Unifenas/Flash Power/Cooparaiso. As semifinais e a grande final do Festival acontecem no domingo (19/10).

Com a pole position Victor se torna um dos favoritos naturais a vencer o tradicional torneio que acontece anualmente desde 1972. Trinta e cinco pilotos de onze nacionalidades diferentes já levaram o título para casa, incluindo os brasileiros Chico Serra (1977), Roberto Pupo Moreno (1980) e Niko Palhares (1989). Nada menos do que 14 campeões do Festival Mundial chegaram à F1. Além de Moreno e Serra, a lista inclui nomes como Johnny Herbert, Eddie Irvine, Mark Webber e Jenson Button, entre outros.

Confira os 10 primeiros do grid de largada para a quarta-de-final 1 do Festival Mundial de Fórmula Ford:

1) Victor Corrêa (BRASIL), Mygale, 47s900
2) Tim Blanchard (AUS), Mygale, 48s018
3) Sepp Koster (HOL), Mygale, 48s092
4) Rogier de Wit (HOL), Mygale, 48s097
5) Denis Lind (DIN), Van Diemen, 48s347
6) Liroy Stuart (HOL), Mygale, 48s369
7) Jesse Krohn, (FIN), Ray, 48s553
8) Nils Verstergaard (HOL), Mygale, 48s71
9) Kieran Vernon (ING), Van Diemen, 48s88
10) Archie Hamilton (ING), Mygale, 48s941

Esta é a programação (horários de Brasília) do Festival Mundial de Fórmula Ford:

Sábado, 18/10
11h10: Largada para a quarta-de-final 1
12h15: Largada para a quarta-de-final 2

Domingo, 19/10
07h35: Largada para a semifinal 1
09h10: Largada para a semifinal 2
11h00: Largada para a repescagem
12h40: Largada para a final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *