F-Nippon: João Paulo de Oliveira abandona corrida no Japão

Brasileiro foi o mais rápido no warmup, largou em terceiro, mas abandonou com o câmbio travado.

O brasileiro João Paulo de Oliveira abandonou a prova de abertura da Fórmula Nippon, disputada neste domingo (06/4) no Japão. O paulista foi o mais rápido no warmup antes da corrida, largou em terceiro, mas teve o câmbio travado. “Essa não deu! Tivemos muitos problemas com o novo sistema de câmbio e infelizmente isso me privou de conquistar um bom resultado em Fuji”. A vitória ficou com o atual campeão Tsugio Matsuda (Lawson Impul). O carioca Roberto Streit terminou em um excelente terceiro lugar.


Depois de ter garantido o terceiro tempo para o grid de largada, a milésimos de segundo da primeira fila, João Paulo de Oliveira percebeu que teria boas chances na corrida ao estabelecer a melhor marca no treino de aquecimento antes da prova. No entanto, o seu motor apagou na partida e ele caiu para vigésimo e último. “Eu vinha fazendo uma corrida muito boa. Quando já estava em nono, depois de ter passado o (Ronnie) Quintarelli – que terminou em quinto – e com certeza tinha condições de chegar entre os quatro ou cinco primeiros, comecei a ter problemas de câmbio, que travou em quinta marcha e tive que entrar nos boxes”, contou.


A Kondo Racing mandou João Paulo de volta para a pista depois de uns cinco minutos, mas o paulista ficou sem trocas de marchas para cima, só conseguia fazer reduções. Depois disso, ele entrou de novo nos boxes e a equipe mexeu novamente, mas quando retornou, teve o mesmo problema e foi obrigado a abandonar. “Uma pena, pois tínhamos um carro rápido e poderíamos marcar bons pontos para o campeonato aqui. O meu companheiro abandonou pelo mesmo motivo, comprovando nosso problema”, lamentou.


Também tiveram o mesmo tipo de problema os dois carros da Tom’s e um da Le Mans, além do companheiro de equipe do brasileiro, ou seja, metade dos carros equipados com motores Toyota tiveram a mesma deficiência técnica. “Não foi o que esperávamos, mas fazer o que? Vamos pra próxima!”, desabafou João Paulo. A segunda etapa da Fórmula Nippon será nos dias 10 e 11 de maio, em Suzuka, no Japão.


Confira o resultado da primeira etapa da F-Nippon, em Fuji:


1º) T.Matsuda (JAP), LAWSON IMPUL, 65 voltas em 1h36min33s664
2º) Y.Tachikawa (JAP), CERUMO / INGING, a 35s165
3º) R.Streit (BRA), STONEMARKET, a 38s118
4º) B.Treluyer (FRA), LAWSON IMPUL, a 49s372
5º) R.Quintarelli (ITA), CERUMO / INGING, a 49s595
6º) T.Kogure (JAP), PIAA NAKAJIMA, a 58s142
7º) H.Ishiura (JAP), Team LeMans, a 1 volta
8º) T.Tsuchiya (JAP), DoCoMo DANDELION, a 1 volta
9º) Y.Ide (JAP), ARTA, a 1 volta
10º) L.Duval (FRA), PIAA NAKAJIMA, a 1 volta
14º) J.P.de Oliveira (BRA), KONDO RACING, a 11 voltas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *