F-São Paulo: Henrique Lambert vence mais uma e dispara na liderança

Carioca abriu 25 pontos de vantagem para o segundo colocado no campeonato, Thiago Armentano, que chegou em quarto na etapa deste domingo.

O carioca Henrique Lambert (Iaconelli Racing) conquistou neste domingo (6/4), em Interlagos, a segunda vitória consecutiva na temporada de 2008 da Fórmula São Paulo. Largando da pole position, ele liderou a corrida de ponta a ponta e recebeu a bandeirada final Á  frente de Raphael Abbate (Phebem Fórmula) e Felipe Leonardos (Massoni Racing). Com esse resultado, Lambert ampliou para 25 pontos sua vantagem na classificação geral, que tem Thiago Armentano, quarto neste domingo, na segunda colocação.

O piloto do Rio de Janeiro completou as primeiras cinco voltas da prova em ritmo alucinante, mas viu sua vantagem desaparecer após a entrada do Safety Car. O carro de segurança foi acionado pela direção de prova após o toque entre Nilton Molina e Rafael Abbate. O incidente deixou Molina parado em posição perigosa no “Esse do Senna”. No reinÁ­cio da disputa, Lambert chegou a ser bastante pressionado por Abbate, mas confirmou a vitória com uma vantagem de 3s019 sobre o rival.

“Não esquentei bem os pneus antes da relargada e meu carro passou a sair de frente nas curvas mais rápidas. Depois de algumas voltas, consegui recuperar o ritmo normal e, mesmo com dificuldade para engatar a terceira marcha, consegui essa vitória importante. Para a minha meta de conquistar o tÁ­tulo, a vantagem de 25 pontos obtida neste domingo é excelente”, declarou o vencedor.

Na avaliação de Raphael Abbate, o toque recebido no fim da reta dos boxes não o impediu de disputar a vitória. “Como treinamos pouco nesta semana por causa da chuva, faltou desenvolver o carro, que ficou traseiro no final da corrida”, declarou o piloto. “A equipe trabalhou bem pelo tempo que tivemos, e estou satisfeito com o resultado embora, naturalmente, eu preferisse o primeiro lugar”, acrescentou.

Em uma corrida que parecia totalmente comprometida logo após a largada, Felipe Leonardos conquistou a terceira colocação neste domingo em Interlagos. Segundo colocado no grid de largada, ele perdeu mais de cinco segundos em relação ao lÁ­der ainda na primeira volta, em virtude de um problema de embreagem ocorrido pouco antes do acionamento da luz verde.

Na quinta passagem, Leonardos recuperou contato com o primeiro pelotão com a ajuda do Safety Car. “Foi uma prova ótima, mas bastante difÁ­cil”, falou o piloto. “O Safety Car me ajudou muito porque perdi contato com os três primeiros. No final, ainda tive um problema de câmbio que quase me custou a terceira posição. A segunda e a terceira marchas escapavam e tive que fazer curvas importantes, como a do Lago e o próprio Esse do Senna, só com uma mão. Se tivéssemos mais uma volta acho que eu não poderia mais segurar o Thiago (Armentano, quarto colocado)”, declarou o piloto da equipe Massoni Racing.

Os seis primeiros na etapa deste domingo da Fórmula São Paulo foram:

1) Henrique Lambert, 18 voltas em 32min47s841
2) Raphael Abbate, a 3s019
3) Felipe Leonardos, a 15s705
4) Thiago Armentano, 16s865
5) Leandro Florenzo, a 7 voltas
6) Nilton Molina, a 13 voltas

Os seis primeiros colocados no campeonato após três etapas são:

1) Henrique Lambert, 55 pontos
2) Thiago Armentano, 30
2) Raphael Abbate, 30
4) Leandro Florenzo, 24
5) Felipe Leonardos, 22
6) Nilton Molina, 20