F-Renault Européia: Cesar Ramos encerra temporada com duas boas atuações em Portugal

Depois de subir ao pódio na etapa de encerramento da Fórmula Renault Italiana, realizada na semana passada em Monza, o gaúcho César Ramos (BMP Proar) fechou sua temporada de estréia no automobilismo disputando uma rodada dupla da Eurocup, o Campeonato Europeu da categoria.

César Ramos, sempre competindo pela equipe italiana BVM Minardi, correu no último final de semana no Autódromo do Estoril, em Portugal, com o principal intuito de já se familiarizar com seu próximo desafio, a temporada completa do Europeu de Fórmula Renault. “Deverei disputar o Europeu em 2008 e esta prova aqui em Portugal já faz parte do programa de adaptação ao campeonato. Nas etapas anteriores do Europeu, sempre que possível, acompanhei a equipe, mas não competi”, disse Ramos, que terminou a temporada como o melhor estreante do Campeonato Italiano de Fórmula Renault.

Com problemas nos freios de seu carro, César Ramos obteve posições discretas no grid de largada para as duas provas do Europeu no Estoril. Na primeira o gaúcho largou em 18º e na segunda em 25º. “O Europeu é ainda mais equilibrado que o Italiano, já por si só muito difícil, e ainda tive problemas com os freios. Para se ter uma idéia, na tomada de tempos aqui em Portugal os 21 primeiros colocados ficaram dentro do mesmo segundo”, afirma César Ramos, lembrando que a primeira e a segunda melhor volta de cada piloto na tomada de tempos definem sua posição em cada uma das duas corridas.

Nas duas provas disputadas César Ramos terminou na mesma posição, 18º. Os resultados obtidos, porém, não refletem a ótima atuação que teve. Na primeira prova, largando em 18º, Ramos perdeu várias posições, caindo para o final do pelotão de cerca de 30 carros. Com uma prova consistente e de muita garra – característica que vem mostrando ao longo da temporada – ele recuperou as posições perdidas e recebeu a bandeirada em 18º.

Na segunda prova, agora largando em 25º, mais uma prova de boa recuperação o levou até outro 18º lugar. “A classificação final em si não foi boa. Mas acho que andei muito bem, recuperei posições, fiz ultrapassagens e aproveitei de forma muito positiva a oportunidade para conhecer o Europeu, muito mais difícil e disputado que o Italiano. Ter disputado esta prova foi muito válido para 2008”, finalizou o piloto, que agora se prepara para os testes de inverno, a serem iniciados daqui a uma semana, no dia 29, e já pensa no próximo ano, quando será participante da Eurocup Fórmula Renault.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *