F-Renault Italiana: Rodadas duplas na Rep. Tcheca e Bélgica atrapalham objetivo de Ramos

O Campeonato Italiano de Fórmula Renault teve seu prosseguimento com duas rodadas duplas, disputadas em dois finais de semana consecutivos, na República Tcheca e na Bélgica. O gaúcho César Ramos (BMP Proar), destaque da competição após dois segundos lugares na Hungria, participou das duas rodadas duplas e enfrentou dificuldades que o impediram de aproximar-se da liderança do campeonato.

Pela primeira vez competindo na República Tcheca, César Ramos e sua equipe, BVM Minardi, tiveram dificuldades em acertar o carro para a complicada e suja pista do circuito de Brno. O resultado disto foram posições na sexta fila do grid de largada para ambas as provas da rodada dupla. Ao final de duas difÁ­ceis provas, Ramos obteve apenas um 7º e um 9º, resultados bastante abaixo do esperado e das possibilidades do piloto de Novo Hamburgo.

Já na rodada seguinte, disputada no último final de semana (31 e 1), César Ramos voltou ao palco de sua primeira grande atuação no ano, Spa-Francorchamps, na Bélgica. Na primeira etapa do Campeonato Europeu, disputada em Spa no inÁ­cio de maio, Ramos deu show e, na segunda prova, finalizou em segundo. Disposto a repetir a dose, César Ramos liderou todos os treinos oficiais, realizados sob chuva e na tomada de tempos garantiu um 4º lugar no grid de largada das duas corridas.

Depois de uma bela atuação, o piloto BMP Proar recebeu a bandeirada em quarto lugar na primeira corrida. Largando novamente em quarto na prova seguinte, Ramos logo tratou de superar o terceiro colocado e quando já partia em busca do segundo, recebeu um “drive trough” por – supostamente – ter tocado em seu adversário na ultrapassagem anterior. “Não toquei em ninguém. Levamos novamente o vÁ­deo da câmera ‘on board’ de meu carro, que provava que fiz a ultrapassagem sem toque, mas, outra vez, os Comissários não voltaram atrás”, disse Ramos, referindo-se ao fato de que na etapa do Italiano na Hungria ele havia sido ultrapassado em bandeira amarela por um adversário e os Comissários não o puniram, tirando de Ramos uma vitória certa. Nesta corrida Ramos finalizou em 13º.

“Fiquei um pouco mais afastado dos lÁ­deres na classificação do campeonato, mas tenho todas as chances de me recuperar nas provas seguintes”, finalizou o piloto.

Eurocup em Silverstone – No próximo final de semana César Ramos fará sua estréia em mais um lendário autódromo, Silverstone, na Inglaterra. O gaúcho competirá na segunda rodada da Eurocup, o Campeonato Europeu de Fórmula Renault.