F-São Paulo: Campeonato Paulista prossegue em Londrina neste domingo

Em virtude das obras para a Fórmula 1 em Interlagos, sexta etapa será no norte paranaense.

Em virtude das reformas que estão sendo executadas para abrigar o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 no Autódromo Municipal José Carlos Pace, em São Paulo (SP), a sexta etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo será realizada neste domingo (26/8) em Londrina, no Paraná. “Até que enfim vamos voltar a correr depois de três meses. Esta paralisação é muito ruim para quem está em início de carreira e precisa fazer quilometragem. A alternativa de Londrina foi boa, será um novo desafio e uma nova motivação para tentar continuar andando na frente”, considera o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/Flash Power/Raster), líder do único certame nacional de monopostos do Brasil, com três vitórias em cinco corridas.

Por utilizar um autódromo diferente do usual, os organizadores liberaram dois dias de treinos particulares no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina. Desta forma, os pilotos estarão na pista do norte paranaense já nesta quarta-feira (22/8). “Isso foi legal. A vantagem de correr em outro circuito é que nós estamos em uma categoria-escola, e então vamos aprender um traçado novo, com custo baixo. Além de ser uma oportunidade de trabalharmos com novos parâmetros de acerto de suspensão e aerodinâmica com o Fórmula São Paulo. Isto vai aprimorar o nosso aprendizado”, opina Victor, que quer ampliar sua vantagem de 12 pontos sobre o vice-líder do campeonato.

Os pilotos da Fórmula São Paulo terão a quarta e quinta-feiras para aprenderem os segredos dos 3.145 metros do circuito paranaense e começarem a testar as modificações mecânicas e aerodinâmicas em seus carros. Na sexta-feira já serão realizados as duas sessões de treinos oficiais cronometrados, preparatórios para a classificação no sábado. “Vamos andar bastante. Não conheço este autódromo, mas dizem que parece um grande kartódromo, então, deve ser bem gostoso de acelerar. Quero trabalhar bastante para ver se consigo a primeira vitória em um autódromo fora de Interlagos”, aspira o piloto da Unifenas/Flash Power/Raster, que tem três vitórias, três pole positions e três voltas mais rápidas em cinco provas na temporada.

Na Fórmula São Paulo todos os monopostos utilizam chassi Techspeed equipados com motor AP 1.8, com 136 cavalos de potência, que chegam a 230 km/h. O câmbio utilizado é o Hewland, o mesmo usado na Fórmula 3 Sul-Americana. Para deixar a disputa com maior igualdade, há apenas um preparador de motores para todos os competidores.

Programação Oficial da Fórmula São Paulo

SEXTA FEIRA (24/8)

08:40 às 09:10 hs. – 1º Treino Livre
13:00 às 13:30 hs. – 2º Treino Livre

SÁBADO (25/8)

09:05 às 09:30 hs. – Classificação

DOMINGO (26/8)

10:30 hs. – Corrida – 18 voltas ou 35 minutos

Classificação do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo após cinco etapas:

1) Victor Corrêa (MG), Unifenas/Flash Power/Alpie Competições, 75;
2) Caio Lara (SP), O Corsário Motel/Eclipse Hotel/Alpie Competições, 63;
3) Allisson Paulinelli (SC), Virtual Panorâmico/Dragão Motorsport, 58;
4) Márcio Pasaneli (AM), Proview/Gov. Amazonas/Alpie Competições, 45;
5) José Amorim Junior (SP), Fiolux/EMB Racing, 35;
6) Felipe Leonardos (SP), Opus Papéis/Massoni Racing, e Werner Neugebauer (RS), Harald/PropCar, 26;
8) Thiago Calvet (RJ), Alfaparf/Iaconelli, 22;
9) Thiago Armentano (SP), Ecco/Cards and Co/Dragão Motorsport, 10;
10) Henrique Lambert (RJ), Iaconelli, e Leandro Florenzo (SP), Dynamics Perícias/PropCar, 8;
12) Paulo Meyer (SP), Interkart, 7;
13) Gabriel Tojal (SP), Agecom/Vorax/Dragão Motorsport, 6;
14) Nilton Molina (SP), Mongeral/PropCar, 5;
15) Rafael Suzuki (SP), Shutt/Phebem, e Vinicius Mauri (SP), Fall/Prismex/Iza Plast, 4.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *