F-São Paulo: Na volta da categoria em Interlagos, Amorim Júnior sai na pole-position

Grid da nona etapa mescla pilotos experientes, como o mais rápido do treino classificatório, e novatos no grid como o paulista Thomaz Soubihe.

O sábado (31) marcou a volta oficial da Fórmula São Paulo ao seu habitat natural: o autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. A categoria integra a nona etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto e pode ter neste final de semana a decisão do vice-campeonato, uma vez que o título foi garantido com antecipação por Bruno Andrade – piloto que já migrou para a Fórmula 3 Sul-Americana.

Os pilotos entraram na pista nesta manhã para a definição do grid de largada. E a experiência falou mais alto, colocando Amorim Júnior na pole-position. É a quarta vez que o piloto mais experiente da categoria sai na posição de honra – e pode garantir nesta rodada o vice-campeonato da temporada 2009.

“Não pude treinar durante a semana. Vim no autódromo apenas na sexta-feira, mas foi um dia pouco produtivo, porque choveu na parte da manhã e a pista estava bem suja. Mas já temos um acerto base do carro, que vem das etapas anteriores. Como não tivemos nenhum problema de quebra desde a última prova, a falta de treinos não fez tanta diferença”, comentou o piloto, que destacou os 75 dias de “férias” que a Fórmula São Paulo teve por conta da preparação do autódromo para o GP Brasil de Fórmula 1.

“Fiquei esse tempo todo sem andar de fórmula, porque o autódromo esteve fechado para os treinos. Mesmo treinando de kart, o corpo sente um pouco essa volta. Mas a corrida será curta e não chega a ser um problema para o condicionamento físico”, avaliou.

Ao lado de Amorim Júnior na primeira fila, sai o piloto capixaba Dieckle Icklis, que disputa sua primeira temporada completa na Fórmula São Paulo. No treino classificatório, os dois primeiros ficaram separados por pouco mais de dois décimos de segundo. “Corrida é sempre uma situação peculiar”, ressaltou Dieckle. “Na tomada o carro estava muito bom, mas acabei batendo no final e danifiquei o bico. Talvez o chassi tenha saído um pouco de enquadramento, mas espero que isso não me atrapalhe durante a prova”, disse o capixaba.

Entre os pilotos que fazem sua estreia nesta etapa da Fórmula São Paulo, destaque para Thomaz Soubihe. Kartista na infância e adolescência, o piloto se afastou do automobilismo por alguns anos, até voltar a competir de kart em 2007. Dos karts com marcha da categoria Sixpeed – que corre no Kartódromo Granja Viana – o piloto já conta com passagem pela Porsche GT3 Cup Light e agora faz sua primeira corrida com monopostos.

“Vim fazer um treino e gostei muito do que vi na Fórmula São Paulo. Tanto que decidi participar da prova e já estou pensando em disputar a temporada completa no ano que vem”, contou. “Mas nessa primeira corrida o objetivo maior é treinar, conhecer bem o equipamento e aprimorar minha pilotagem. Acho difícil brigar na frente com os pilotos mais experientes”, admitiu.

A prova deste final de semana da Fórmula São Paulo é a penúltima da temporada. Além dela, outras nove categorias integram o Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto neste sábado e domingo em Interlagos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *