F-São Paulo: Piloto colombiano disputa etapa da Fórmula São Paulo neste domingo

Vindo da Fórmula BMW Norte-Americana, Sebastian Saavedra participará da quarta etapa da temporada pela equipe Phebem Fórmula, campeã da categoria em 2003 e 2004 e vice em 2005.

Mesmo sendo disputada exclusivamente no Autódromo de Interlagos desde que foi criada, em 2002, a Fórmula São Paulo já é considerada uma categoria de importância nacional. Ao ocupar o lugar deixado pela extinta Fórmula Renault, ela tornou-se a única categoria-escola de monopostos existente no país, e atualmente reúne pilotos de seis estados brasileiros. Neste fim de semana, no entanto, a Fórmula São Paulo deu um passo além e passou a atrair, também, pilotos vindos de outras partes do continente.

Entre os 15 inscritos para a quarta etapa da temporada, que será realizada neste domingo (6/5), está o colombiano Sebastian Saavedra, de 16 anos, que compete desde o ano passado na Fórmula BMW e correrá na F-São Paulo com o objetivo de se preparar para o campeonato Norte-Americano de sua categoria. A competição começa dentro de duas semanas, no Autódromo Miller Motorsport Park, no estado de Utah.

“Eu já tinha corrido de kart no Brasil e sempre tive vontade de competir em Interlagos”, disse Saavedra. “Fiz dois treinos nesta semana e gostei muito da categoria. O carro tem um motor bem dimensionado para o chassi, para os freios e para os pneus e, na minha avaliação, é uma ótima opção de aprendizado para os pilotos brasileiros. Em comparação com a Fórmula BMW, posso dizer que o principal atrativo é o custo. Para disputar o Campeonato Norte-Americano se gasta o equivalente a R$ 600 mil só nas despesas com a equipe, enquanto que na Fórmula São Paulo o custo é de quatro vezes menor”, ressaltou o colombiano.

Sebastian Saavedra começou a correr de kart aos 11 anos de idade e disputou os campeonatos Brasileiro e Paulista de Kart em 2004 pela categoria Júnior. Sua estréia no automobilismo ocorreu no ano passado, pela equipe Gelles Racing na Fórmula BMW Norte-Americana, e rendeu a ele a segunda posição entre os estreantes da temporada. Em 2007 ele competirá pela Euro International, equipe que detém o título de atual campeã da categoria com o canadense Robert Wikens.

“A Fórmula BMW tem muitas diferenças para a Fórmula São Paulo, mas eu posso afirmar com certeza que, se tivesse que aconselhar um piloto que está saindo do kart a escolher uma categoria, diria a ele para ficar no Brasil e disputar esse campeonato. Para um primeiro aprendizado a Fórmula São Paulo é perfeita, e só depois de uma temporada completa por aqui é que vejo a necessidade do piloto partir para uma competição internacional”, avaliou o colombiano.

Conhecido em seu país pelo apelido de “Savage” (selvagem, em inglês), uma alcunha retirada de seu estilo agressivo nas pistas, Sebastian garante que fará uma corrida cautelosa neste fim de semana. Por não poder marcar pontos no campeonato em virtude de sua participação como convidado da equipe Phebem Fórmula – campeã da categoria em 2003 e 2004, e vice-campeã em 2005 –, o colombiano garante que não vai interferir na disputa entre os líderes do campeonato.

“Tenho o apelido Savage porque costumo ser ousado nas ultrapassagens, mas neste fim de semana meu objetivo será apenas o de conhecer melhor a categoria e me habituar novamente com um monoposto, visando a etapa de abertura da Fórmula BMW Norte-Americana”, encerrou o colombiano.

O treino classificatório para a quarta etapa da Fórmula São Paulo será realizado neste sábado, à partir das 9h05. A corrida começa ao meio dia deste domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *