F1: Barrichello escolhe celebrar recorde na Turquia

O piloto brasileiro Rubens Barrichello vai comemorar seu recorde de 257 Grandes Prêmios na Fórmula 1 na Turquia, no mês que vem, apesar das divergências sobre quantas corridas ele iniciou.

“Em vista da falta de consenso sobre qual corrida especÁ­fica marca o 257º Grande Prêmio de Rubens, ele vai comemorar o recorde na etapa da Turquia, em 11 de maio”, disse a Honda, equipe do brasileiro, em um comunicado divulgado hoje.


Barrichello, 35 anos, estreou na categoria na equipe Jordan, no GP da África do Sul, em 1993, e está em sua 16ª temporada.


De acordo com suas contas, o piloto vai igualar o recorde do italiano Riccardo Patrese de 256 largadas (estabelecido entre 1977 e 1993) neste domingo, no GP da Espanha.


No entanto, o Grand Prix Guide, um anuário compilado pelo estatÁ­stico Jacques Deschenaux, coloca a conta de Barrichello em 250 corridas no inÁ­cio da temporada 2008 (um número que tornaria a etapa em Istambul a sua 255ª).


Essa contabilidade não inclui o trágico GP de San Marino de 1994, manchado pelas mortes de Ayrton Senna e do austrÁ­aco Roland Ratzenberger. Barrichello não participou da prova por conta de um grave acidente na sexta-feira.


Os GPs da Espanha e da França em 2002, para os quais o brasileiro se classificou mas não competiu depois de problemas antes da volta de abertura, também não foram incluÁ­dos no guia.


A publicação, no entanto, lista o GP da Bélgica de 1998, que foi reiniciado sem o ex-piloto da Ferrari depois de ele se envolver em um acidente na primeira volta.


O brasileiro, que venceu nove corridas com a Ferrari e tem 61 pódios na carreira, não marca pontos desde o Grande Prêmio do Brasil de 2006. Seu contrato com a Honda termina no final desta temporada.


Fonte: Reuters