F1: Confirmado, Fisichella substitui Massa até o fim do ano

Pole position e segundo colocado do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, Giancarlo Fisichella foi recompensado nesta quinta-feira. Confirmando as especulações, a Force India anunciou que liberará o piloto à Ferrari até o fim da temporada como substituto de Felipe Massa e herdando a vaga de Luca Badoer.

Questionado pela primeira vez sobre o assunto na última semana, Fisichella havia admitido que seria um “sonho” correr pela Ferrari, mas garantiu que o assunto não passava de um boato. Isso foi ratificado pelo dono da Force Índia, Vijay Mallya, nesta quinta, quando ele revelou que as negociações com o time de Maranello começaram apenas um dia antes, a partir do momento no qual ficou claro que Massa só poderia retornar às pistas em 2010.

“Para um italiano, um assento na Ferrari é um sonho de longa data, e Giancarlo não representa uma exceção”, comunicou o milionário indiano. “Ninguém pode ser um obstáculo a isso, especialmente porque Giancarlo realizou uma contribuição vital à Force Índia”.

Pelas próximas cinco corridas, portanto, Fisichella concretizará o que no início de sua carreira era dado como destino, visto que aparecia como a principal promessa do automobilismo da Itália já em 2000, campeonato em que somou três pódios na Fórmula 1 pela Jordan. Aos 36 anos de idade, ele chegará para garantir à Scuderia o terceiro lugar do Mundial de Construtores, que começava a ficar sob risco por causa da falta de pontos do descartado Badoer.

Questionado acerca do que ficou acertado junto à Ferrari, Mallya negou que tudo tenha sido facilitado por causa de uma dívida que dataria da última temporada, na qual o time novato foi abastecido pelos motores italianos. “Não houve nenhum pagamento. Esse acordo acabou realizado por boa fé e para o bem de Giancarlo e do esporte em geral. Ter um competitivo piloto italiano na Ferrari em Monza é positivo para a história”, garantiu o indiano. Em 13 de setembro, a equipe de Maranello terá um representante de seu país na prova caseira pela primeira vez desde 1992, quando Ivan Capelli abandonou diante da torcida.

Sem o homem que encerrou o jejum de pontos da Force India no último fim de semana, o dirigente evitou adiantar quem será o novo parceiro de Adrian Sutil. Tudo indica, de qualquer forma, que Vitantonio Liuzzi, testador da escuderia há um ano e meio, será o escolhido. Entre 2005 e 2007, o também italiano, de 28 anos, somou cinco pontos defendendo Red Bull e Toro Rosso.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *