F3 Sulamericana: Cantelli vence no Sul e entra na briga pelo tÁ­tulo

Piloto paranaense venceu sua primeira prova na temporada e ‘derruba’ a diferença de 19 para sete pontos em relação ao lÁ­der.

 Neste domingo (30) foi realizado em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, a 8ª etapa do Campeonato Sul-americano de Fórmula 3. O paranaense Claudio Cantelli Junior, vice-lÁ­der do campeonato, largou na pole position e venceu de ponta a ponta a corrida. Esta foi a primeira vitória do piloto da equipe Bassan Motorsport que teve ao seu lado no pódio Lucas Foresti e Leonardo Cordeiro. Cantelli continua na vice-liderança do campeonato, mas agora com apenas sete pontos de desvantagem para Leonardo Cordeiro. “O fim de semana foi muito positivo. A equipe Bassan Motorsport trabalhou muito bem em Santa Cruz do Sul. TÁ­nhamos um carro muito competitivo nas tomadas de tempos e nas duas corridas. Não realizamos pré-temporada, por isso estávamos em desvantagem em relação aos principais pilotos. Agora acredito que evoluÁ­mos bem e estamos de vez na briga pelo tÁ­tulo”, disse o paranaense.

A prova tinha tudo para ser tranqüila para Claudio Cantelli Junior. Ele largou na pole position e logo teve a companhia de Lucas Foresti, que pulou de 5º para 2º na primeira volta. Com voltas muito rápidas – melhor volta da prova – ele foi abrindo uma vantagem tranqüila na liderança. Porém, quando faltavam cinco minutos para o fim da corrida, o piloto Vitor Guerin, da classe Light, era retardatário e na entrada da reta acabou rodando a frente de Cantelli. Para não acertar Guerin, o piloto da Bassan teve que desviar para a grama e quase perde a liderança nesta manobra. Por conta desta rodada do piloto da classe Light, o safety car entrou na pista e a corrida terminou com o carro de segurança. “Meu carro estava muito bom. Quando alcançamos o aquecimento ideal dos pneus, consegui abrir vantagem na liderança. No fim levei um susto, mas deu para desviar”, explicou Cantelli.

Claudio Cantelli Júnior conseguiu tirar uma grande diferença para o lÁ­der Leonardo Cordeiro. Antes desta rodada dupla em Santa Cruz do Sul, a diferença era de 19 pontos. Após a vitória de hoje e o 2º lugar de ontem (7ª etapa), a diferença é de apenas sete pontos. “Alcançamos o objetivo que era descontar pontos em relação ao lÁ­der. Mas, o mais importante do fim de semana, foi estarmos muito competitivos em relação ao Cordeiro. No inicio da temporada era complicado de acompanhar. Agora já estamos com uma evolução que da para brigar pelas vitórias e pelo tÁ­tulo”, finalizou Cantelli Júnior.

Resultado da 8ª etapa:

1) Claudio Cantelli Junior (PR)
2) Lucas Foresti (DF)
3) Leonardo Cordeiro (SP)
4) Nilton Molina (SP)
5) Lú Boesel (RJ)
6) Igor Veras (GO)
7) Henrique Lambert (RJ)
8) Yann Cunha (GO)
9) Henrique Martins (SP) – Light
10) Raphael Abbate (SP) – Light

Os dez primeiros no campeonato:

1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 57 pontos;
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 50;
3) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 41;
4) Yann Cunha (Razia Sports), 29;
5) Leonardo de Souza (Kemba Racing), 27;
6) Nilton Molina (PropCar Racing), 27;
7) Lu Boesel (Dragão Motorsport), 25;
8) Fernando Galera (Bassan Motorsport), 23;
9) Igor Veras (PropCar Racing), 16;
10) Henrique Lambert (Razia Sports), 12 pontos