F1: Dirigentes oficializam Associação de Equipes de Fórmula 1

A Fórmula 1 assistiu nesta quinta-feira ao nascimento de uma entidade criada pelas próprias equipes para que se tornem menos dependente das decisões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Em Monza, na Itália, foi assinado o projeto da Fota, a Associação de Times de Fórmula 1 (Formula One Teams Association, em inglês), com a presença dos chefões das principais escuderias da categoria.

O presidente da nova entidade será o italiano Luca di Montezemolo, mandatário da Ferrari. Seu vice será John Howett, o homem-forte da Toyota. Outros dirigentes da F-1 que assumiram cargos na Fota foram Martin Whitmarsh (da McLaren, que chefiará o Grupo Esportivo de Trabalho), Ross Brawn (da Honda, responsável pelo Grupo Técnico de Trabalho) e Flavio Briatore (da Renault, que gerenciará o Grupo Comercial de Trabalho).


“A Fota está disposta a desenvolver a Fórmula 1. A entidade trabalhará ao lado da FIA e da FOM (Formula One Administration), que detém os direitos comerciais. Queremos aumentar o espetáculo e, ao mesmo tempo, reduzir os custos do esporte”, explicou a entidade, em comunicado oficial.


Fonte: Gazeta Press