F1: Emerson Fittipaldi defende jogo de equipe na Fórmula 1

O brasileiro Emerson Fittipaldi, campeão mundial nas temporadas de 1972 (Lotus) e 1974 (McLaren), atuou como comissário no Grande Prêmio da Itália, disputado na manhã deste domingo. Para o ex-piloto, o chamado jogo de equipe deve ser liberado na Fórmula 1.

“A equipe deve favorecer o piloto que tem chance de conquistar o tÁ­tulo. Atualmente, tem maneiras de camuflar essa ordem, mas é um negócio que tem quer claro. Pode fazer jogo de equipe? Pode, por isso que tem equipe na Fórmula 1”, disse Fittipaldi Á  TV Globo antes da corrida.

De acordo com o primeiro brasileiro a conquistar o tÁ­tulo mundial na principal categoria do automobilismo, a conduta de favorecer um dos pilotos não é uma novidade na modalidade. “Desde que existe Fórmula 1, sempre teve jogo de equipe”, afirmou Fittipaldi.

No Grande Prêmio da Áustria-2002, o brasileiro Rubens Barrichello entregou a vitória para o alemão Michael Schumacher após receber uma ordem da Ferrari. Motivada pelo episódio, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mudou o regulamento e proibiu o expediente.

No Grande Prêmio da Alemanha-2010, foi a vez de o brasileiro Felipe Massa atender a uma ordem da escuderia italiana e ceder o triunfo para o espanhol Fernando Alonso. A FIA julgou o caso na semana passada e aplicou apenas uma multa de US$ 100 mil, além de anunciar que pretende rever a regra.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net