F1: Ferrari faz a dobradinha nos EUA

O alemão Michael Schumacher, da Ferrari venceu o GP dos EUA, neste domingo (02/07). Foi a 5º vitória do heptacampeão na pista de Indianápolis. Em 2º, fazendo a dobradinha da equipe Ferrari, chegou o brasileiro Felipe Massa, com o italiano Giancarlo Fisichella, da Renault, completando o pódio.


Na largada Massa assumiu a ponta e um acidente envolvendo oito carros obrigou o Safety-Car a entrar na pista. Na primeira curva, Christian Klien, da Red Bull, Frank Montagny, da Super-Aguri e Mark Webber, da Williams, se tocaram. O colombiano Juan Pablo Montoya tocou na traseira do carro de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Nick Heidfeld, da BMW Sauber, que vinha ao lado dos dois, bateu com força no carro do finlandês. O alemão capotou quatro vezes ate parar de cabeça para cima. Na confusão o inglês Jenson Button perdeu o bico de seu carro, foi aos boxes trocar a peça, mas abandonou na 3º volta. Scott Speed, da Toro Rosso, primeiro norte-americano a disputar a F-1 no circuito misto de Indianápolis, também se envolveu na confusão e abandonou.

A corrida demorou um para ser reiniciada, pois tinha muito pedaço de carro espalhado pela pista. Na relargada, na 7º volta, Tiago Monteiro, da MF1 e Takuma Sato, da Super-Aguri, se tocaram. O japonês abandonou na hora e o português duas voltas depois, deixando pedaços espalhados pela reta do circuito.

Massa manteve a ponta, com Michael Schumacher em 2º. O espanhol Fernando Alonso, da Renault, tinha feito uma ótima largada e vinha em 3º, muito pressionado por seu companheiro de equipe, Giancarlo Fisichella. Na 14º o italiano passou o líder do campeonato e abriu uma boa vantagem. Alonso tinha problemas de aderência em seu carro.

Na 24º volta o motor BMW do carro do canadense Jacques Villeneuve, que vinha em 8º, estourou. Massa fez o seu primeiro pit stop na 29º volta e na seguinte Michael Schumacher também parou, assumindo a ponta na volta a pista. Ralf Schumacher, da Toyota, ganhou a posição do brasileiro Rubens Barrichello, depois da parada, assumindo a 6º posição.

O italiano Jarno Trulli, da Toyota, que largou dos boxes, fazia uma ótima corrida de recuperação e vinha na 4º posição, com a estratégia de apenas um pit stop. Os abandonos continuavam. Christijan Albers, da MF1, quebrou o câmbio na 37º volta, deixando a pista com apenas 10 carros.

Michael Schumacher parou pela 2º vez nos boxes na 53º volta. Massa vinha tranqüilo em 2º sem ameaçar seu companheiro de equipe nem ser ameaçado por Fisichella, o 3º colocado.  O último abandono foi de Ralf Schumacher, na 62º volta.

Schumacher venceu, com Massa conquistando o seu melhor resultado na carreira, em 2º e Fisichella, o 3º. Trulli foi o 4º e Alonso 5º, Barrichello, o 6º e David Coulthard, da Red Bull, o 7º. A Toro Rosso marcou o seu primeiro ponto na história, com o 8º lugar de Vitantonio Liuzzi.

Com a vitória de Michael Schumacher e o 5º lugar de Alonso, a diferença na tabela do campeonato caiu 6 pontos, 78 a 61, e animou o campeonato, depois de 4 vitórias consecutivas de Alonso.

A próxima etapa do Mundial de F-1 está marcada para o dia 16 de julho, em Magny-Cours, na França.

Final:


1) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B), 80 voltas em 1h34min35s199
2) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), a 7s984
3) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M),16s595
4) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), a 23s604
5) Fernando Alonso (ESP/Renault/M), a 28s401
6) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 36s516
7) David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), a 1 volta
8) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
9) Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B), a 1 volta


Abandonos:


Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), mecânico/62
Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B), câmbio/37
Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber/M), motor/23
Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), acidente/9
Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), acidente/7
Jenson Button (ING/Honda/M), acidente/3
Kimi Räikkönen (FIN/McLaren-Mercedes/M), acidente/0
Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), acidente/0
Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes/M), acidente/0
Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), acidente/0
Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), acidente/0
Christian Klien (AUT/Red Bull-Ferrari/M), acidente/0
Franck Montagny (FRA/Super Aguri-Honda/B), acidente/0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *