F1: Ferrari usará o KERS na abertura do Mundial

Time do brasileiro Felipe Massa e do finlandês Kimi Raikkonen, a Ferrari irá utilizar o KERS na abertura da temporada 2009, programada para o dia 29 de março, na Austrália. Antes da equipe italiana, apenas a Renault havia confirmado o uso do dispositivo em Melbourne.

“Já está decido: a gente vai usar sempre o KERS”, confirmou o paulista, que minimizou as falhas que o equipamento apresentou durante a pré-temporada. “Se olhar os problemas que tivemos, os quilômetros que percorremos e tudo o que aconteceu, temos que usar o KERS. Se der problema, é só desliga-lo e continuar”, resumiu.

O atual vice- campeão mundial falou com empolgação a respeito da inovação, que não é obrigatória. “É uma peça super importante no carro e que pode fazer a diferença. Será necessária em qualquer tipo de ocasião: para conseguir bons tempos de volta, pois sabemos que é possível ser três ou quatro décimos mais rápidos, na ultrapassagem, na largada…”, explicou.

Com a função de aproveitar a energia desperdiçada nas freadas para dar maior potência ao motor, o KERS acrescenta de 25 a 40kg ao carro, obrigando alguns pilotos a emagrecerem para não causar um impacto maior no equilíbrio do monoposto. Este, no entanto, não foi o seu caso, garante Massa.

“Eu já sou um piloto bem leve”, explicou o ferrarista, de 1,67m e 60kg. “Estou fazendo um treino (físico) intenso, mas sem perder peso, pois preciso ter a força necessária do começo ao final da corrida”, finalizou.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *