F1: FIA confirma que campeonato de 2010 será decidido por número de vitórias

No início do ano, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) travou uma queda de braço contra a FOTA, a associação de pilotos, para que o campeonato de 2009 fosse decidido no número de vitórias e não mais pelo número de pontos, como os atletas queriam. A organização acabou perdendo o primeiro ‘round’, mas deu o golpe fatal nesta segunda-feira, quando publicou o regulamento da próxima temporada.

“O título mundial de pilotos de Fórmula 1 será dado ao piloto que se classificar mais vezes na primeira colocação em todos os resultados oficiais do campeonato. Pontos serão dados a todos os pilotos de acordo com o artigo 6.4 e, caso dois ou mais competidores tenham vencido o mesmo número de corridas, aquele que tiver mais pontos será o campeão. Os pontos serão usado para definir as demais posições do campeonato”, afirmou um dos trechos do artigo 6.1 do documento.

A decisão foi tomada na reunião do Conselho Mundial da FIA, realizada na semana passada, que também foi usada como um pretexto para repreender Lewis Hamilton pelas atitudes antidesportivas no GP da Austrália e confirmar o limite do teto orçamentário das equipes para 40 milhões de libras (cerca de R$ 129 milhões). Agora, a medida proposta por Bernie Ecclestone foi aprovada e estará presente na temporada de 2010 da Fórmula 1.

Fonte: Gazeta Esportiva.Net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *