F1 Historic: Peter Sowerby vence em Brands Hatch

O britanico Peter Sowerby, num Williams FW07C/14 da Colin Bennett Racing, venceu no dia 1º de julho o GP de Brands Hatch, 6º etapa do FIA Formula One Historic Championship. Foi sua segunda vitória consecutiva. O pódio, totalmente britânico, foi completado por Richard Eyre, num Williams FW08/3 da RJM Motorsport e John Wilson, num Tyrrell 011 da Victoria Garage.

A chuva marcou o final de semana na pista inglesa. Os McLaren MP4 de Aaron Hsu and Dean Lanzante se retiraram da corrida antes dos treinos começarem. O espanhol Joachim Folch, num Brabham BT49D/18 da Kumschick Historic Racing, marcou a pole-position, mas na vistoria foi constatado que a asa traseira do Brabham estava numa posição irregular, com o piloto caindo para a 7º posição no grid. Sowerby passou para a pole, seguido por Eyre e o lÁ­der do campeonato, o britânico Steve Hartley, num Arrows A6 da Mirage Motorsport. O treino teve uma bandeira vermelha, de paralisação, devido Á s rodadas do inglês Dan Collins, num Lotus 91/10 do Classic Team Lotus e do brasileiro Abba Kogan, num Williams FW06/2 da Zul Racing.


Durante o warn-up o suÁ­ço Hubertus Bahlsen bateu seu Arrows A4, com o carro ficando bastante danificado. Ele passou para o carro reserva, um Alfa-Romeo 179c, perdendo a 5º posição no grid, indo para o final do pelotão.


Faltando 15 minutos para a largada a pista estava molhada em alguns pontos e seco em outros. Na largada Eyre passou Sowerby na Paddock Hill, com Wilson indo para terceiro ao superar Hartley. Folch e luxemburguês Nico Bindels, num Lotus 87B/3 da Martin Stretton Racing se tocaram, com ambos indo para a grama. Bindels bateu fortemente na barreira de proteção. O incidente ficou sob observação dos comissários da corrida, que decidiram que foi um acidente de corrida.


Sowerby pressionava Eyre, que cometeu um erro, perdendo a liderança. Sowerby venceu com apenas 0s279 de vantagem. Wilson, em 3º, chegou quase 30 segundos depois.


Kogan fez uma boa prova, depois da rodada no treino classificatório, terminando em 10º. As duas mulheres inscritas, a alemã Andrea Bahlsen e a inglesa britânica Janine Payne, terminaram, respectivamente, em 12º e 13º.


Hartley lidera o campeonato com 51 pontos. Mauro Pane o vice-lÁ­der, soma 49. Kogan, em 7º, tem 27 pontos.


A próxima etapa acontece no dia 05 de agosto, o GP da Hungria.



Final:


1  P. Sowerby GBR Williams FW07C/14  C  Colin Bennett Racing 20 voltas em 27’39.441 
2  R. Eyre GBR  Williams FW08/3 C  RJM Motorsport    + 0.279    
3  J. Wilson GBR Tyrrell 011  C  Victoria Garage   + 29.654   
4  S. Hartley GBR Arrows A6  D  Mirage Motorsport    + 29.993
5   K. Kubota JAP Lotus 88B  C  Classic Team Lotus   + 1:03.458   
6  D. Collins GBR Lotus 91/10  C  Classic Team Lotus   + 1:03.837
7  D. Abbott GBR Ensign N180  C  Mirage Engineering    + 1 volta   
8  P. Dunn GBR March 761  B   + 1 volta    
9  M. Pane ITA Tyrrell P34  B  F1 Storiche    + 1 volta 
10  A. Kogan BRA Williams FW06/2  B   Zul Racing    + 1 volta 
11  J. Delane EUA  Tyrrell 001  A  Hall & Hall    + 1 volta  
12  A. Bahlsen ALE Tyrrell 008  B   Kohler Garage    + 1volta    
13  J. Payne GBR Arrows A4/2 C  + 2 voltas      
14  P. Wuensch ALE Wolf WR1/2  B  Hall & Hall    + 7 voltas  
15  H. Bahlsen SUI Alfa Romeo 179c  C  Kohler Garage    + 10 voltas
  
Não Classificados:
  
N. Bindels LUX Lotus 87B/3  C  Martin Stretton Racing    + 20 voltas   
J. Folch ESP  Brabham BT49D/18  C  Kumschick Historic Racing    + 20 voltas