F1: Lewis Hamilton marca a pole em Spa-Francorchamps

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) marcou neste sábado (24/08), a pole-position para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, 11ª etapa da temporada. Foi a quinta pole de Hamilton no ano, e 8ª da Mercedes.

Em um treino marcado pela famosa instabilidade climática da região de Spa-Francorchamps, a Q4 foi marcada por várias mudanças na tabela de tempos. Primeiro o escocês Paul di Resta (Force India), único a iniciar a sessão com pneus intermediários (o restante começou com os macios) marcou o melhor tempo, seguido pelo brasileiro Felipe Massa (Ferrari). Com um temporal atingindo a pista, parecia que a primeira fila do grid estava definida.  Os dois retornaram os boxes, aparentemente tranquilos.

Contudo do mesmo jeito que veio, a chuva foi, e a pista secou rapidamente nos minutos finais. Com pneus intermediários, os tempos começaram a baixar, com o alemão Nico Rosberg (Mercedes) sendo o primeiro a superar di Resta. Com o cronômetro zerado, Hamilton, que nos demais treinos do final de semana não andou bem, fez o tempo de 2m01s012, garantindo a pole.

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) completa a primeira fila. O australiano Mark Webber (Red Bull) e Rosberg dividem a segunda fila.

Di Resta caiu para quinto, seguido pelo inglês Jenson Button (McLaren). A dupla da Lotus, o francês Romian Grosjean e o finlandês Kimi Raikkonen dividem a quarta fila. A dupla da Ferrari, o espanhol Fernando Alonso e Massa, que de segundo caiu para décimo, formam a quinta fila.

Com o tempo mudando a toda hora, o treino reservou uma grande surpresa no Q1, com três, dos quatro pilotos da Marussia e Caterham passando para a Q2. O holandês Giedo Van Der Garde (Caterham) alinha na 14ª posição, seguido pelo francês Jules Bianchi e o inglês Max Chilton, parceiros na Marussia.

A prova será realizada às 9 horas (de Brasília) de domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *