F1: Lewis Hamilton vence GP dos EUA

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu neste domingo (02/11), o GP dos EUA, em Austin, no Texas, 17ª etapa da temporada. Foi a décima vitória de Hamilton no ano. O alemão Nico Rosberg completou a dobradinha da Mercedes. O australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) completou o pódio.

Na largada, o pole-position Rosberg manteve a ponta, seguido por Hamilton, o brasileiro Felipe Massa (Williams), que superou o seu parceiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas.

Logo no final da primeira volta, um acidente envolvendo o mexicano Sergio Pérez (Force India) e o alemão Adrian Sutil (Sauber), provocou a entrada do Safety-Car. Na 5ª volta a bandeira verde foi agitada, com Rosberg em primeiro, seguido por Hamilton.

Na 14ª volta, Rosberg foi para os boxes, deixando a ponta momentaneamente com Hamilton. Com a entrada do britânico nos boxes, Rosberg retomou liderança. Após a parada nos pits, Hamilton foi volta a volta diminuindo a vantagem de Rosberg, até colar na traseira do alemão.

Na 24ª volta, Hamilton ultrapassou Rosberg na curva 12, e rapidamente abriu vantagem. Dez voltas depois, o líder do campeonato foi para os boxes pela segunda vez, sem perder a liderança. Na segunda parada nos boxes, Ricciardo superou Massa, pelo terceiro lugar. Bottas era o quinto, seguido pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

Com as seis primeiras posições praticamente definidas, as atenções nas voltas finais, se voltaram para disputa pelas últimas posições entre os pontos. O britânico Jenson Button e o dinamarquês Kevin Magnussen, parceiros na McLaren, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), o francês Jean Eric-Vergne (Toro Rosso)  e a dupla da Lotus, o venezuelano Pastor Maldonado e o francês Romain Grosjean vinham separados por décimos de segundo.

Faltando cinco voltas para o final, Vettel teve que entrar nos boxes, para trocar os pneus. Button, também com pneus gastos, optou por permanecer na pista.  Na 51ª volta, em uma disputa entre Grosjean e Vergne, Maldonado aproveitou e passou os dois. Enquanto Button perdia rendimento e posições, Vettel, com pneus novos, ganhava posições, alcançando o sétimo lugar na volta final.

Hamilton venceu pela quinta vez consecutiva, e ampliou a sua vantagem sobre Rosberg  para 24 pontos, 316 a 292. Ricciardo fechou o pódio.

Massa terminou em quarto, seguido por Bottas e Alonso. Vettel, Magnussen, Maldonado e Vergne, completaram a zona de pontos. Foram os primeiros pontos de Maldonado no ano.

A próxima etapa, o GP do Brasil, em Interlagos, acontece no dia 09 de novembro.

Final:

1. Lewis Hamilton Mercedes-Mercedes 56 voltas em 1hr40m04785
2. Nico Rosberg Mercedes-Mercedes +00m04s3
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +00m25s5
4. Felipe Massa Williams-Mercedes +00m26s8
5. Valtteri Botta Williams-Mercedes +00m30s8
6. Fernando Alonso Ferrari-Ferrari +01m35s0
7. Sebastian Vettel Red Bull-Renault +01m35s5
8. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +01m40s4
9. Pastor Maldonado Lotus-Renault +01m47s5
10. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +01m43s5*
11. Romain Grosjean Lotus-Renault +01m50s5
12. Jenson Button McLaren-Mercedes +01m51s6
13. Kimi Raikkonen Ferrari-Ferrari +1 volta
14. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1 volta
15. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +1 volta
*Punido com cinco segundos
Abandonos:

Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 17 voltas
Sergio Perez Force India-Mercedes 0 volta
Adrian Sutil Sauber-Ferrari 0 volta

Volta mais rápida:

Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m41s379 na volta 39

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *