F1: Nelsinho Piquet fecha sexta-feira entre os 10 mais rápidos na Turquia

Pista suja e comportamento dos pneus macios foram os grandes desafios do primeiro dia de treinos para a sétima etapa do Mundial 2009

A Fórmula 1 começou mais uma etapa nesta sexta-feira (05) no autódromo de Kurtkoy, próximo a Istambul, na Turquia, que recebe a sétima prova da temporada. Em duas sessões de treinos marcadas pelo grande número de carros escapando da pista, o brasileiro Nelsinho Piquet fechou o dia com o 10º melhor tempo – depois de focar seu trabalho no acerto do R29 com pneus duros e em longas sequências de voltas. Nelsinho completou 56 voltas na sexta-feira, sendo que 38 delas foram no treino da tarde – quando estabeleceu seu melhor tempo: 1m29s401. O mais rápido do dia foi o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, com o tempo de 1min28s841.

“Não estava fácil pilotar. A pista esteve muito suja e isso dificultou para aprender mais sobre o carro aqui”, disse Nelsinho Piquet. “As condições melhoraram um pouco no treino da tarde e então conseguimos trabalhar melhor com os pneus duros. Ainda assim é importante aproveitar ao máximo o treino de sábado para chegarmos competitivos na classificação”, avaliou o piloto.

Na sexta-feira, Nelsinho usou apenas um jogo de pneus duros na parte da manhã. Nas três vezes que saiu do box nesse período, fez ajustes apenas no amortecedores traseiros. À tarde, com a pista mais limpa como o próprio piloto frisou, Nelsinho usou um novo jogo de pneus duros durante a maior parte do tempo – em suas três saídas iniciais do box. Apenas para a última sequência de voltas, quando completou 10 giros, utilizou os pneus macios. “Os pneus macios não se comportaram da forma que a gente esperava. O carro estava equilibrado antes, mas a impressão é que alguma coisa estava errada com a temperatura ou calibragem. Vamos ter que estudar isso com calma para resolver o problema”, analisou Nelsinho.

Neste sábado a Fórmula 1 tem mais um treino livre na Turquia e, em seguida, faz a tomada de tempos que define a ordem de largada. A corrida será no próximo domingo com duração de 58 voltas. Confira a programação (horários de Brasília):

Sábado – 06/6
Treino livre 3 – 5h às 6h
Classificação – 8h

Domingo – 07/6
Corrida – 58 voltas – 9h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *