F1: Sebastian Vettel vence GP do Bahrein

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu neste domingo (21/04), o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir, quarta etapa da temporada. Foi a 28ª vitória de Vettel na F-1. A dupla da Lotus, o finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean completou o pódio.

Segundo no grid, Vettel superou o pole-position, o alemão Nico Rosberg (Mercedes), na terceira volta. Poucas curvas depois, Rosberg também foi superado pelo espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

Na 8ª volta, a Asa Traseira Móvel da Ferrari de Alonso ficou travada. O espanhol teve que ir para os boxes, retornando pouco depois, com o mesmo problema.  Com a primeira janela de paradas aberta, Vettel foi para os boxes, perdendo momentaneamente a liderança.

Com estratégias diferentes da maioria, o escocês Paul di Resta (Force India), entre a 11ª e 13ª volta, e Raikkonen, na seguinte, lideraram.  Vettel passou Raikkonen na pista na 15ª volta, antes do finlandês entrar nos boxes, e retomou a ponta, para não mais perder, mesmo fazendo mais duas paradas nos boxes no decorrer da prova.

Com o pneu traseiro direito furado, e já com a asa dianteira danificada, devido a um toque com o alemão Adrian Sutil (Force India) na largada, o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) foi para os boxes na 18ª volta. Com a parada, as duas Ferrari estavam, naquele momento, fora da zona de pontos. Na 22ª  volta começou a segunda rodada de pit stops. Vettel parou na 26ª, sem perder a ponta. 

Na metade da prova, a maior disputa era entre a dupla da McLaren, o britânico Jesnon Button e o mexicano Sergio Pérez, pela quinta posição. Precisando mostrar serviço, depois de três provas ruins, Pérez foi para cima de Button, chegando por duas vezes a tocar no carro do Campeão Mundial de 2009. Na segunda vez, Button perdeu a paciência, reclamou pelo rádio, e espremeu o novato na pista. Grosjean aproveitou a briga entre e superou as duas McLarens.

Na 37ª volta, Massa teve outro pneu traseiro direito furado, tendo que fazer outra parada nos boxes. Vettel fez a terceira e última parada nos boxes na 43ª volta.

Com as paradas finais concluídas, Vettel liderava, seguido por Raikkonen, di Resta, Grosjean, o australiano Mark Webber, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), Alonso e Pérez.

Grosjean, com pneus mais novos, começou rapidamente a tirar a diferença para di Resta. Atrás Webber se defendia de Hamilton e Alonso, que não tinha com usar o DRS, dos ataques de Pérez. Faltando cinco voltas para o final, Grosjean passou di Resta. Pérez foi para cima de Alonso, conseguindo a ultrapassagem ao jogar o espanhol para a grama.

Na volta final, Hamilton superou Webber, que nas últimas curvas também perdeu a posição para Pérez.

Vettel venceu com 9s1 de vantagem sobre Raikkonen. Grosjean fechou o pódio. Di Resta terminou em quarto, seguido por Hamilton e Pérez.  Webber, Alonso, Rosberg e Button fecharam a zona de pontos. Massa foi apenas o 15º.

Vettel lidera o campeonato com 77 pontos, dez a mais do que Raikkonen. Hamilton é o terceiro com 50, seguido por 47. Massa é sexto com 30 pontos.

A próxima etapa, o GP da Espanha, acontece no dia 12 de maio.

Final:

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 57 voltas em 1h36min26s945
2: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 9s1
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 19s5
4: Paul Di Resta (ESC/Force India) – a 21s7
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 35s2
6: Sérgio Perez (MEX/McLaren) – a 35s9
7: Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 37s2
8: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 37s5
9: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 41s1
10: Jenson Button (ING/McLaren) – a 46s6
11: Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1min06s4
12: Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1min12s9
13: Adrian Sutil (ALE/ Force India) – a 1min16s7
14: Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1min21s5
15: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1min26s3
16: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta
17: Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
18: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
19: Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 1 volta
20: Max Chilton (ING/Marussia) – a 1 volta
21: Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1 volta

Não Completou
Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *