F1: Único carro com motor V10 estréia na pista

O único carro com motor V10 da temporada foi para a pista nesta quinta-feira, em Jerez de la Frontera, na Espanha, onde aconteceu o lançamento do novo carro da Toro Rosso (ex-Minardi).

O piloto titular do time Vitantonio Liuzzi deu as primeiras voltas com o STR01, com motor V10 Cosworth. Durante maior parte dos testes de inverno a escuderia utilizou uma versão modificada do carro da Red Bull, o RB1 2005.

O novo modelo parece consideravelmente similar ao da Red Bull (que tem o mesmo proprietário), apesar de o time ter se esforçado para deixar claro que o STR01 é um projeto completamente novo, sem base no chassi da “equipe-irmã” ou até mesmo da velha Minardi.

As poucas diferenças visíveis são o tanque lateral, a cobertura do motor e a entrada de ar. O esquema de cores é o mesmo que o carro provisório RB1, mas o desenho final só será revelado no GP do Bahrein, primeira etapa da temporada.

O chefe da equipe, Franz Tost, disse no ano passado que por a Toro Rosso correr com motores V10 com restrições neste ano, e a Red Bull com os V8, as equipes são obrigadas a ter operações independentes.

“A Red Bull Racing correrá com o RBR02 e motor Ferrari V8, enquanto a Toro Rosso correrá com o novo STR01, com motor V10 Cosworth, incorporando diferentes torques e com uma distribuição de peso diversa, o que tornará difícil a comparação de dados ou carro”, disse o dirigente.

“Por causa dessas diferenças, as equipes operarão de forma independente, com suas próprias características durante os finais de semana de corrida”, acrescentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *