F1: Vitaly Petrov substitui Jarno Trulli na Caterham

A Caterham anunciou o russo Vitaly Petrov como piloto para a temporada de 2012. Ele substitui o italiano Jarno Trulli.

A mudança vinha sido especulada pela imprensa a várias semanas, apesar de Trulli ainda ter contrato com a equipe. O veterano piloto defendia a equipe desde a sua fundação, em 2010.

“Hoje é um dia de muita felicidade para mim. Quero agradecer pela oportunidade de me juntar a um time que estreou na Fórmula 1 ao mesmo tempo que eu e passou de uma nova equipe para uma força do futuro. A paixão e o espírito do time para evoluir são contagiantes e estou honrado por poder fazer parte disso”, afirmou Petrov, que havia perdido a sua vaga na Renault (atual Lotus), para o francês Romain Grosjean .

Petrov estreou na F-1 em 2010, pela Renault. Em 38 GPs marcou 64 pontos, com o 3º lugar no GP da Austrália de 2011 como melhor resultado.

Resignado com a decisão da equipe, Trulli agradeceu.

“Do zero, construímos uma equipe de Fórmula 1 estável. Estou realmente orgulhoso por ter feito parte disso. Entendo a decisão da equipe e quero desejar boa sorte a todos nesta temporada”, afirmou. 

Trulli estreou na F-1 desde 1997, pela Minardi. Passou depois pela Prost, Jordan, Renault e Toyota antes de chegar a Lotus (hoje Caterham). Foram 252 GPs com uma vitória (Mônaco 2004 com Renault), 11 podios, quatro poles, uma melhor volta e 246,5 pontos marcados.

“O Jarno tem um talento incrível e sua longevidade fará com que ele esteja na história da Fórmula 1 para sempre, mas agora é tempo de abrir um novo capítulo na nossa equipe e o Vitaly é a pessoa certa para isso”, declarou Tony Fernandez, dono da equipe.

O finlandês Heikki Kovalainen será o parceiro de Petrov.

Desde 1970 uma temporada da F-1 não começava sem um piloto italiano no grid. No quarto GP da temporada, na Bélgica, Ignacio Giunti estreou pela Ferrari.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *